Filtrar


Questões por página:
O enfermeiro na Atenção Primária à Saúde desempenha um papel central na consolidação do modelo assistencial, utilizando protocolos e tecnologias leves para qualificar a assistência à comunidade. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. A consulta de Enfermagem é uma atividade privativa do enfermeiro, conforme definido pela Lei nº 7.498/86.
II. Os protocolos do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde locais são ferramentas que apoiam o enfermeiro no desenvolvimento do raciocínio clínico e crítico.
III. A Estratégia de Saúde da Família é a principal estratégia para consolidar o modelo assistencial na Atenção Primária à Saúde no Brasil.
Está correto o que se afirma em:
A Estratégia Saúde da Família e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde são políticas essenciais para fortalecer a atenção primária e aproximar os serviços de saúde da população. Acerca do assunto, marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.
(__) A Estratégia Saúde da Família (ESF) é considerado uma porta de entrada para a atenção básica, atuando como ponte entre a comunidade e os serviços de saúde, garantindo maior acessibilidade e equidade no atendimento.
(__) A Estratégia Saúde da Família (ESF) organiza o atendimento de saúde com base em níveis sociais específicos, facilitando o vínculo e a responsabilização das equipes com a comunidade.
(__) A Estratégia Saúde da Família (ESF) prioriza a atenção primária à saúde, oferecendo acompanhamento contínuo e integral à população por meio de equipes multidisciplinares.
(__) O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) integra profissionais que atuam no território, realizando visitas domiciliares e promovendo ações preventivas e educativas de saúde.
A sequência está correta em:
Em relação às responsabilidades compartilhadas por todas as esferas de governo na área da atenção básica, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Apoiar e estimular a adoção da Estratégia Saúde da Família - ESF como estratégia prioritária de expansão, consolidação e qualificação da Atenção Básica.
II. Assegurar ao usuário o acesso universal, equânime e ordenado às ações e serviços de saúde do SUS, além de outras atribuições que venham a ser pactuadas pelas Comissões Intergestores.
III. Garantir provimento e estratégias de fixação de profissionais de saúde para a Atenção Básica com vistas a promover ofertas de cuidado e o vínculo.
A Atenção Básica possui um espaço privilegiado de gestão do cuidado das pessoas e cumpre papel estratégico na rede de atenção, servindo como base para o seu ordenamento e para a efetivação da integralidade.
Fonte: Portaria 2.436/2017 − Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: 2017.
Diante do exposto, analise a afirmativa abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna correspondente.
É necessário que a Atenção Básica tenha______, com capacidade clínica e de cuidado e incorporação de tecnologias leves, leve duras e duras (diagnósticas e terapêuticas), além da articulação da Atenção Básica com outros pontos da Rede de Atenção à Saúde - RAS.
Com relação às Diretrizes da Atenção Básica descritas na Portaria nº 2.436/2017, analise a afirmativa abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna correspondente.
A (O)________consiste no princípio que pressupõe a continuidade da relação de cuidado, com construção de vínculo e responsabilização entre profissionais e usuários ao longo do tempo e de modo permanente e consistente, acompanhando os efeitos das intervenções em saúde e de outros elementos na vida das pessoas, evitando a perda de referências e diminuindo os riscos de iatrogenia que são decorrentes do desconhecimento das histórias de vida e da falta de coordenação do cuidado.