Filtrar


Questões por página:

Acerca da aplicação de dimensões das ciências humanas e sociais à educação física e ao esporte, julgue o seguinte item.


O fenômeno do lazer se expressa em sua centralidade na educação formal e na relação orgânica entre empregadores e empregados, sendo resultante do esforço das empresas em estabelecer uma relação de cumplicidade com seus colaboradores no sentido de tornar mais eficiente a produtividade do trabalho.

Para Dantas e Fernandes Filho (2005), um ambiente rico em estímulos oferece uma variedade de jogos e brincadeiras durante a infância, o que favorece:
De acordo com Dantas e Fernandes Filho (2005), em centros urbanos, constata-se uma diminuição de oportunidades de desenvolvimento das qualidades físicas por meio das brincadeiras. Isso ocorre devido a motivos como:
Ao detalhar a brincadeira “Sol e Lua”, Darido e Souza Junior (2015) descrevem que a vivência conta com dois grupos, um denominado Lua e outro sol. As pessoas da equipe lua ficam de costas para a equipe sol. Quando o professor fala sol, as pessoas do lado sol correm atrás das pessoas do lado lua. Quando o professor fala lua, as pessoas de lua correm atrás das pessoas de sol. Os autores exemplificam essa vivência como uma possibilidade de desenvolver:
Destacando o jogo da amarelinha com um jogo muito conhecido em todo Brasil, mesmo que reconhecida por alguns outros nomes em determinadas regiões, Freire (2011) assinala que tal prática demanda do brincante a: