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Ao detalhar a brincadeira “Sol e Lua”, Darido e Souza Junior (2015) descrevem que a vivência conta com dois grupos, um denominado Lua e outro sol. As pessoas da equipe lua ficam de costas para a equipe sol. Quando o professor fala sol, as pessoas do lado sol correm atrás das pessoas do lado lua. Quando o professor fala lua, as pessoas de lua correm atrás das pessoas de sol. Os autores exemplificam essa vivência como uma possibilidade de desenvolver:
Destacando o jogo da amarelinha com um jogo muito conhecido em todo Brasil, mesmo que reconhecida por alguns outros nomes em determinadas regiões, Freire (2011) assinala que tal prática demanda do brincante a:
O lazer e a recreação desempenham um papel fundamental no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas, proporcionando momentos de descanso, diversão e socialização. No contexto da Educação Física, entender as teorias e práticas do lazer e da recreação é essencial para planejar atividades que atendam às necessidades e interesses diversos dos alunos. Considerando as teorias e práticas de lazer e recreação, qual das seguintes alternativas melhor exemplifica uma abordagem pedagógica eficaz para promover o lazer de qualidade na escola?
A prática de atividades físicas como ginástica, caminhada e yoga é essencial para a promoção da saúde e bem-estar das pessoas. Cada uma dessas atividades possui princípios específicos que devem ser considerados na prescrição de exercícios para garantir segurança, eficácia e benefícios máximos. Nesse sentido, complete corretamente as lacunas a seguir:

“As práticas de ginástica, caminhada e yoga são altamente recomendadas para pessoas devido aos seus múltiplos benefícios. A __________ (1) enfatiza a melhora da flexibilidade, força e equilíbrio através de posturas e técnicas de respiração, enquanto a __________ (2) é uma atividade aeróbica de baixo impacto que melhora a saúde cardiovascular e a resistência física”.
Jogos e Brincadeiras são conteúdos da Educação Física escolar e as abordagens desse componente curricular usam essas práticas corporais das mais variadas formas. Nesse sentido, segundo Daolio (2004), na abordagem construtivista-interacionista, os jogos e as brincadeiras são compreendidos como: