Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Arquivologia

Assunto:

Atividades de Conservação

Questões por página:
Uma das formas de desacidificação tópica para documentos que apresentam fungos é borrifar nas folhas uma solução de álcool + solução alcalina. A solução alcalina pode ser obtida por meio da mistura de:
Em um arquivo intermediário, os documentos são armazenados temporariamente, aguardando sua destinação final, que pode ser a eliminação ou o recolhimento para o arquivo permanente. Durante o período de guarda no arquivo intermediário, é fundamental que os documentos sejam acondicionados e armazenados de forma adequada, para garantir sua preservação e integridade. Assinale a alternativa que apresenta uma medida de conservação preventiva que pode ser adotada no arquivo intermediário.

Leia o texto a seguir.

“O processo de limpeza de acervos de bibliotecas e arquivos se restringe à limpeza de superfície e, portanto, é mecânica, feita a seco.”

Fonte: CASSARES, Norma Cianflone. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado, Imprensa Oficial,2000. (Como fazer, v.5), p.27.


A respeito do processo de higienização do espaço físico e dos mobiliários destinados ao armazenamento de documentos arquivísticos, analise afirmativas a seguir:


I. A forma mais eficiente e adequada de limpeza do piso é com aspirador de pó.


II. Para remover sujidades incrustadas na superfície das estantes, pode ser utilizada, excepcionalmente, uma solução de metilcelulose + álcool a 50%.


III. É permitido o uso de solventes e produtos químicos, pois evaporam rapidamente e evitam a umidade residual.


Está(ão) CORRETA(S):

A preservação dos documentos arquivísticos deve prever a manutenção da integridade física e/ou a lógica dos documentos ao longo do tempo.
Com relação a essa função arquivística, analise as afirmativas a seguir.
I. Os métodos tradicionais de preservação baseavam-se em reparos, restauração, armazenagem e ações envolvendo os suportes físicos. II. Para preservar a informação arquivística de forma contínua e a longo prazo é necessário um conjunto de decisões estratégicas que envolvem opções políticas e tecnológicas. III. É fundamental que a preservação de documentos arquivísticos digitais seja feita desde a sua produção, o que se estende a todos os demais tipos de documentos.
Está correto o que se afirma em
A deterioração de acervos em suporte papel tem sua causa centrada nos agentes de degradação de documentos. Estes são definidos como: "[...] aqueles que levam os documentos a um estado de instabilidade física ou química, com comprometimento de sua integridade e existência" (Cassares & Moi,2000, p.13) e podem ser inicialmente identificados como intrínsecos e extrínsecos.
Sobre Preservação e conservação de documentos de arquivo, analise os itens abaixo:
I. São intrínsecos quando provêm da própria fabricação da folha de papel, interligados a elementos de sua composição, como o tipo de fibra e de encolagem, resíduos químicos não eliminados, dentre outros. II. Os documentos com agentes de degradação extrínsecos tendem a ter problemas de acidez ou alcalinidade, o que pode vir a provocar danos irreversíveis nos documentos. III. Os agentes intrínsecos correspondem àqueles diretamente relacionados com questões do meio ambiente (físicas e biológicas). IV. A tinta, em um documento, é considerada um elemento extrínseco, a qual influencia diretamente no processo de conservação do papel, pois sua composição prevê o uso de diferentes elementos químicos, como corantes, solventes, aglutinantes e agentes complementares.
Assinale