Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Leia o texto 'Uma âncora para a inflação' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. De acordo com o texto, nos momentos finais do ano de 2021, o Brasil terá um longo período com a combinação indesejada de baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e inflação elevada.
II. O texto afirma que mais de um fator pode explicar a deterioração macroeconômica súbita do Brasil no final de 2021, que se deu em um intervalo de poucos meses e que contou com previsões demasiadamente otimistas sobre a economia do nosso país no começo do referido ano.
III. Uma ideia presente no texto é a de que a pesquisa Focus apontava, em janeiro de 2021, previsões medianas de crescimento elevado, inflação próxima ao centro da meta e taxa Selic superior a 5,25% ao ano.

Marque a alternativa CORRETA:
No dia 28 de fevereiro deste ano, segundo a agência UOL, “o Amazonia 1, primeiro satélite de observação da Terra totalmente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil, foi lançado à 1h54 de hoje na Índia. O satélite foi colocado em órbita pela missão PSLV-C51, da agência espacial indiana Indian Space Research Organisation (ISRO)”. (Uol. Disponível em https://bit.ly/2UbblU0. Acesso em 12.08.2021)
Entre outros objetivos, o Amazonia 1 deverá fornecer dados de sensoriamento remoto da região amazônica e
No dia 22 de abril de 2021, a EBC (Empresa Brasil de Comunicação) informou que os “Estados Unidos e outros países aumentaram as metas de cortes de emissões de gases do efeito estufa em uma cúpula climática global comandada pelo presidente Joe Biden”. O evento, intitulado de “Cúpula do Dia da Terra” foi realizado virtualmente.
“O presidente Jair Bolsonaro anunciou sua meta ambiental mais ambiciosa até agora, dizendo que o Brasil chegará à neutralidade até (EBC. Disponível em https://bit.ly/3iGe15y. Acesso em 12.08.2021)
“É cruel que esse país, berço da civilização, tenha sido atingido por um golpe tão bárbaro, com destruição de locais de devoção ancestrais destruídos e milhares de pessoas, muçulmanos, cristãos, yazidis e outros, forçados a ir embora ou mortos”, declarou (em 07 de março deste ano) o papa Francisco ao visitar a cidade de Mossul, que esteve sob comando do Estado Islâmico entre 2014 e 2017. (Uol. Disponível em https://bit.ly/3fZt6NQ. Acesso em 12.08.2021)
A declaração foi feita durante viagem do Papa
mostrar texto associado
Acerca dos mais recentes conflitos entre o governo de Israel e o grupo Hamas, julgue o item seguinte.
Em maio de 2021, os mais recentes e mútuos ataques entre Israel e palestinos deixaram mortos e feridos na Faixa de Gaza, território onde cristãos, judeus e muçulmanos se dividem às margens do Mediterrâneo.