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Concurso:
Prefeitura de São João da Ponte - MG
Disciplina:
Fonoaudiologia
Uma perda auditiva não se limita apenas às dificuldades para ouvir. Ela pode causar alteração na comunicação, pois reflete nos aspectos linguísticos, emocionais, educacionais, sociais e culturais, ocasionando atraso ou não na aquisição da linguagem oral
Na terapia, são trabalhadas várias habilidades auditivas com o paciente deficiente auditivo. Sumulemos uma situação: a fonoaudióloga realiza uma estratégia em que se apresentam dois sons ou duas palavras para a criança.
Em seguida, é solicitado à criança que ela encaixe uma peça no tabuleiro, caso os sons/palavras emitidos sejam iguais; mas não a encaixe, caso sejam diferentes.
Nessa estratégia, o terapeuta tem como objetivo trabalhar a habilidade auditiva de
Na terapia, são trabalhadas várias habilidades auditivas com o paciente deficiente auditivo. Sumulemos uma situação: a fonoaudióloga realiza uma estratégia em que se apresentam dois sons ou duas palavras para a criança.
Em seguida, é solicitado à criança que ela encaixe uma peça no tabuleiro, caso os sons/palavras emitidos sejam iguais; mas não a encaixe, caso sejam diferentes.
Nessa estratégia, o terapeuta tem como objetivo trabalhar a habilidade auditiva de
Disciplina:
Fonoaudiologia
O brincar com os sons é uma atividade realizada com as crianças ouvintes desde o nascimento. Devem-se conduzir e proporcionar às crianças com deficiência auditiva as mesmas experiências auditivas no dia a dia. Com relação às atividades lúdicas que se podem oferecer às crianças com deficiências auditivas, de acordo com a faixa etária, analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:
I. Por volta do sexto mês, o objetivo inicial é praticar a habilidade de escuta, sendo que a detecção é a primeira habilidade a ser desenvolvida, considerada um alicerce para as demais habilidades. II. Em torno de 18 meses, a meta terapêutica é ampliar o universo de linguagem e reconhecimento incialmente em conjunto fechado (closed-set) em que o terapeuta apresenta para a criança atividades de múltipla escolha, promovendo o reconhecimento de onomatopeias, vogais, consoantes, palavras e frases, por exemplo. III. A partir de 3 anos, pode-se trabalhar com conceitos iniciais. Dependendo da maturidade da criança, pode-se introduzir na terapia o trabalho com conceitos iniciais como números, cores, formas, tamanhos, quantidade, categorização, partes do corpo, igualdade, entre outros. IV. Por volta dos 4 anos de idade, a habilidade de compreensão auditiva é concluída. Essa habilidade é adquirida quando a criança entende o significado da linguagem no discurso oral. A compreensão auditiva é a síntese, a sobreposição de todas as habilidades anteriormente descritas. Para a criança chegar à compreensão da linguagem, necessita utilizar não só as habilidades auditivas, mas também associá-las a elementos da situação e do contexto da mensagem.
I. Por volta do sexto mês, o objetivo inicial é praticar a habilidade de escuta, sendo que a detecção é a primeira habilidade a ser desenvolvida, considerada um alicerce para as demais habilidades. II. Em torno de 18 meses, a meta terapêutica é ampliar o universo de linguagem e reconhecimento incialmente em conjunto fechado (closed-set) em que o terapeuta apresenta para a criança atividades de múltipla escolha, promovendo o reconhecimento de onomatopeias, vogais, consoantes, palavras e frases, por exemplo. III. A partir de 3 anos, pode-se trabalhar com conceitos iniciais. Dependendo da maturidade da criança, pode-se introduzir na terapia o trabalho com conceitos iniciais como números, cores, formas, tamanhos, quantidade, categorização, partes do corpo, igualdade, entre outros. IV. Por volta dos 4 anos de idade, a habilidade de compreensão auditiva é concluída. Essa habilidade é adquirida quando a criança entende o significado da linguagem no discurso oral. A compreensão auditiva é a síntese, a sobreposição de todas as habilidades anteriormente descritas. Para a criança chegar à compreensão da linguagem, necessita utilizar não só as habilidades auditivas, mas também associá-las a elementos da situação e do contexto da mensagem.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Milagres - CE
Disciplina:
Fonoaudiologia
(Concurso Milagres/2018) São consideradas causas da deficiência auditiva em crianças, exceto:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Milagres - CE
Disciplina:
Fonoaudiologia
(Concurso Milagres/2018) Uma unidade interna e outra externa é composto por duas partes o sistema de implante coclear. Assinale a alternativa que corresponde aos componentes da unidade externa:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Milagres - CE
Disciplina:
Fonoaudiologia
(Concurso Milagres/2018) Considere V para afirmativa verdadeira e F para falsa:
( ) É a terceira transformação no potencial de ação que ocorre após a estimulação sonora o Potencial microfônico coclear ( ) Potencial de somação é a segunda alteração elétrica de corrente contínua, simultânea a um tom contínuo ou a um estímulo sonoro transitório. ( ) Possui ao redor de 30000 a 50000 fibras o nervo auditivo. ( ) Não têm seletividade frequencial as fibras do nervo auditivo.
A sequência, correta de cima para baixo, é:
( ) É a terceira transformação no potencial de ação que ocorre após a estimulação sonora o Potencial microfônico coclear ( ) Potencial de somação é a segunda alteração elétrica de corrente contínua, simultânea a um tom contínuo ou a um estímulo sonoro transitório. ( ) Possui ao redor de 30000 a 50000 fibras o nervo auditivo. ( ) Não têm seletividade frequencial as fibras do nervo auditivo.
A sequência, correta de cima para baixo, é: