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Avaliação de risco dos controles internos: Com base na NBC TA 200 – Objetivos gerais do auditor independente e a condução da auditoria em conformidade com normas de auditoria, relacione a primeira coluna com a segunda:

1ª COLUNA

(1) As demonstrações contábeis sujeitas à auditoria são...
(2) Risco de auditoria é uma função...
(3) O objetivo da auditoria é...
(4) Risco de distorção relevante...
(5) Para que o auditor possa apresentar sua opinião em relação as demonstrações contábeis, ele deve ter...
(6) O risco de distorção relevante no nível da afirmação consistem em dois componentes...
(7) O conceito de materialidade é aplicado pelo auditor...
(8) O auditor deve planejar e executar a auditoria com...
(9) As limitações inerentes de uma auditoria originam-se...
(10) As responsabilidades da administração da empresa auditada são...

2ª COLUNA

( ) aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários.
( ) elaborar as demonstrações contábeis em conformidade com a estrutura estabelecidas pela Lei 6.404/76 e NBCs. Desenhar e ter controles internos livres de distorção relevante, independente de erro ou fraude, permitir que o auditor tenha acesso a todas as informações e documentos necessários para a auditoria e estar à disposição para fornecer informações adicionais.
( ) da natureza das informações contábeis, da natureza dos procedimentos de auditoria e da necessidade de que a auditoria seja conduzida dentro de um período de tempo razoável e a um custo razoável.
( ) risco inerente e risco de controle. Inerente são os riscos constantes nos saldos das contas das demonstrações contábeis e de controle são os riscos encontrados nos controles internos das organizações.
( ) pode existir em dois níveis: no nível geral da demonstração contábil e no nível da afirmação para classes de transações, saldos contábeis e divulgações.
( ) as da entidade, elaboradas pela sua administração, de acordo com a Lei nº 6.404/76 e normas brasileiras de contabilidade, com supervisão geral dos responsáveis pela governança.
( ) independência, ética, ceticismo e julgamento profissional.
( ) segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorções relevante, independente se causadas por fraude ou erro.
( ) no planejamento e na execução da auditoria, e na avaliação do efeito de distorções identificadas sobre a auditoria e de distorções não corrigidas, se houver, sobre as demonstrações contábeis.
( ) dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção.

Assinale a alternativa que corresponde a resposta correta:

Normas de auditoria: gerais e relativas à execução do trabalho. Em relação à profissão de auditor independente assinale a alternativa incorreta:

1 - Conforme a Resolução do CFC nº 821/97 e 851/99, o auditor independente deve enviar até o dia 30 de junho de cada ano ao Conselho Regional Contabilidade, as informações sobre seu pessoal técnico (inclusive categoria, área de atuação e posição hierárquica), sobre seus clientes, inclusive os que pagaram honorários cujo valor foi mais de 10% do seu faturamento anual e de clientes que lhe pagaram honorários decorrentes de outros serviços de auditoria, cuja média ultrapassou a média dos últimos 3 anos.

2 - Conforme a Resolução do CFC nº 821/97 e 851/99, o auditor independente deve disponibilizar ao CRC todas as informações necessárias à fiscalização da auditoria independente dentro do prazo de 30 dias.

3 - Conforme a NBC PA 13 (R1) para exercer a profissão de auditor independente, o contador, devidamente habilitado junto ao CRC, deve se submeter ao Exame de Qualificação Técnica, para ter seu registro junto ao Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI), que é composto de 3 provas, sendo elas: prova de qualificação técnica geral para os auditores que pretendem atuar em auditoria de instituições reguladas pela CVM; prova específica para aqueles auditores que querem atuar em auditoria em instituições autorizadas a funcionar pelo BCB; e prova específica para os auditores que pretendem atuar em sociedades supervisionadas pela SUSEP.

4 - Conforme a NBC PG 12 todos os auditores independentes e contadores de empresas sujeitas à contratação de auditoria independente são obrigados comprovar junto ao Conselho Regional de Contabilidade, até o dia 31 de janeiro, 40 pontos de educação profissional continuada. Pelo menos 30% pontos devem ter sido destinados à aquisição de conhecimento e o restante pode ser pela atuação como docente, como participante em atividades acadêmicas voltadas à área contábil e produção intelectual. Os documentos comprobatórios devem ser guardados por 5 anos. Até o dia 30 de abril o CRC disponibiliza pela internet a certidão de cumprimento ou não cumprimento da referida obrigatoriedade.

5 - Conforme a NBC TA 200, o planejamento adequado pode reduzir o risco de auditoria a um nível baixo aceitável. O planejamento de auditoria compreende o levantamento de dados e informações em relação à empresa auditoria, e o programa de trabalho. No programa de trabalho o auditor deve descrever o objetivo da auditoria, a abrangência do trabalho e os procedimentos de auditoria. A função do planejamento é servir de guia para o auditor, portanto uma vez estabelecidos os procedimentos estes poderão ser alterados no decorrer do processo de auditoria.

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No caso de companhias abertas, como o Banco da Amazônia S.A., o contador responsável pelo parecer deve ser registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Com relação a técnicas, procedimentos e relatórios de auditoria, jugue o item a seguir.

Entre as operações que devem merecer a atenção dos profissionais e das organizações contábeis, por configurarem indícios da ocorrência de crimes de lavagem de dinheiro, incluem-se aquelas que, aparentemente, não resultem das atividades usuais do cliente ou do seu ramo de negócio.
Com relação a técnicas, procedimentos e relatórios de auditoria, jugue o item a seguir.

A infringência a leis e regulamentos, detectada pelo auditor e não corrigida ou comunicada pela organização prestadora de serviços, e passível de afetar entidades usuárias, não autoriza o auditor a comunicar os fatos aos órgãos reguladores ou fiscalizadores.