Filtrar
22 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 5
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Rondinha - RS
Disciplina:
Pedagogia
Aprendizagem: Conceito e Tipos
Durante a aplicação de um novo modelo de avaliação em uma escola de Queimadas, PB, os professores perceberam que alguns alunos demonstravam dificuldades em internalizar o conhecimento adquirido, apesar de terem participado ativamente das aulas. Os professores então passaram a discutir sobre os tipos de aprendizagem e suas implicações no processo educativo. Com base nesse contexto, analise as assertivas seguintes:
1. A aprendizagem significativa, conforme Ausubel, ocorre quando o novo conhecimento é relacionado de forma não arbitrária ao conhecimento prévio do aluno.
2. A aprendizagem por descoberta, proposta por Bruner, enfatiza que o aluno deve ser ativo no processo de construção do conhecimento, explorando e manipulando o objeto de estudo.
3. A aprendizagem mecânica é caracterizada pela memorização de informações sem a compreensão profunda, sendo eficaz em situações que exigem a rápida assimilação de conteúdos.
4. A teoria de Vygotsky sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) destaca a importância do mediador no processo de aprendizagem, facilitando a internalização de novos conhecimentos.
5. A aprendizagem informal é menos importante do que a aprendizagem formal, pois ocorre fora do ambiente escolar e sem a orientação de um educador preparado.
Alternativas:
Durante a aplicação de um novo modelo de avaliação em uma escola de Queimadas, PB, os professores perceberam que alguns alunos demonstravam dificuldades em internalizar o conhecimento adquirido, apesar de terem participado ativamente das aulas. Os professores então passaram a discutir sobre os tipos de aprendizagem e suas implicações no processo educativo. Com base nesse contexto, analise as assertivas seguintes:
1. A aprendizagem significativa, conforme Ausubel, ocorre quando o novo conhecimento é relacionado de forma não arbitrária ao conhecimento prévio do aluno.
2. A aprendizagem por descoberta, proposta por Bruner, enfatiza que o aluno deve ser ativo no processo de construção do conhecimento, explorando e manipulando o objeto de estudo.
3. A aprendizagem mecânica é caracterizada pela memorização de informações sem a compreensão profunda, sendo eficaz em situações que exigem a rápida assimilação de conteúdos.
4. A teoria de Vygotsky sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) destaca a importância do mediador no processo de aprendizagem, facilitando a internalização de novos conhecimentos.
5. A aprendizagem informal é menos importante do que a aprendizagem formal, pois ocorre fora do ambiente escolar e sem a orientação de um educador preparado.
Alternativas:
Concurso:
Prefeitura de Arroio do Sal - RS
Disciplina:
Pedagogia
A aprendizagem significativa, preconizada por Ausubel, ocorre com a:
É INCORRETO afirmar que avaliar a aprendizagem significativa é:
Concurso:
Prefeitura de Ribeirão Preto - SP
Disciplina:
Pedagogia
Segundo Zabala (1998), para aprender é necessário que os alunos diante dos conteúdos possam atualizar seus esquemas de conhecimento, compará-los com o que é novo, identificar semelhanças e diferenças e integrá-las em seus esquemas e comprovar que o resultado tem certa coerência. Nesse caso, o autor está se referindo à aprendizagem
Para que haja a aprendizagem significativa é preciso que os conteúdos sejam trabalhados na seguinte ordem: