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Quando o avaliador de desempenho usa a técnica de se concentrar nos comportamentos fundamentais que compõem a diferença entre o desempenho eficaz e o desempenho ineficaz em um cargo, esse avaliador está usando.
Uma das formas mais simples de avaliação e recolocação de pessoas é a matriz “desempenho X potencial" (D X P). Com ela, pode-se identificar quatro situações: a) desempenho baixo – potencial baixo; b) desempenho alto – potencial baixo; c) desempenho baixo – potencial alto; e d) desempenho alto – potencial alto. As ações estratégicas de “trocar de área" (A1) e “estimular" (A2) são, respectivamente, desejáveis nas situações:
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A implantação de um sistema de gestão de desempenho é um processo que deve ocorrer, em termos de hierarquia organizacional, da base para o topo, pois o apoio das equipes operacionais é o diferencial para o sucesso.
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Devem ser utilizados todos os atores envolvidos na atuação do funcionário como fontes de avaliação, independentemente do tipo de organização.
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A avaliação de desempenho deve fazer parte de um processo de gestão estratégica que conecte os objetivos dos funcionários aos objetivos organizacionais.