Questões de Concurso
Filtrar
77 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 16
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Governador Lindenberg - ES
Disciplina:
Pedagogia
A avaliação precisa tornar-se um processo permanente, onde alunos aprendem com alunos, professores estimulando a todo momento sua turma, fazendo com que eles se sintam capazes de aprender, o professor deve assumir o papel de gestor do conhecimento, deixar de ser selecionador, sendo necessário três ações fundamentais na sala de aula: presença, versatilidade e competência, assumindo assim um compromisso com:
Concurso:
Prefeitura de Cariacica - ES
Disciplina:
Pedagogia
A avaliação deve estar integrada ao planejamento pedagógico, garantindo coerência entre objetivos, estratégias e instrumentos. Qual princípio deve nortear a prática avaliativa em sala de aula?
Concurso:
Prefeitura de Itajaí - SC
Disciplina:
Pedagogia
No contexto da avaliação educacional, a validade e a confiabilidade são conceitos fundamentais para a qualidade dos instrumentos avaliativos. Qual das alternativas abaixo não representa uma estratégia eficaz para aumentar a validade de um teste educacional?
A busca pela excelência no ensino é um fator comum entre professores e gestores que almejam o crescimento das instituições e o aprimoramento do desempenho dos estudantes. Alguns dados são “capazes de agregar valor analítico e avaliativo às estatísticas, permitem conhecer não apenas o desempenho dos alunos, mas também o contexto socioeconômico e as condições em que se dá o processo ensino-aprendizagem, dos quais os resultados foram obtidos” (BRASIL,2018). O trecho em destaque descreve o seguinte elemento importante para repensar a escola:
Concurso:
Prefeitura de Brejetuba
Disciplina:
Pedagogia
A pedagogia contemporânea defende uma concepção de avaliação escolar como instrumento de emancipação, no entanto, no cotidiano escolar ainda prevalece nas práticas avaliativas, uma ênfase nas notas obtidas pelos alunos e não na sua aprendizagem. O uso dos resultados das avaliações encerra-se na obtenção e registro do valor mensurável da aprendizagem do aluno atribuído pelo professor. Portanto, encerrando-se o ato de avaliar que, após o valor ser registrado, definitivamente, o aluno permanecerá nesta situação de determinantemente classificado. Contudo, o momento de avaliar a aprendizagem do aluno não deve ser o ponto de chegada, mas uma oportunidade de parar e observar se a caminhada está ocorrendo com a qualidade previamente estabelecida para esse processo de ensino e aprendizagem para retomar a prática pedagógica.
De acordo com o texto acima, marque a alternativa que NÃO condiz com o que o mesmo descreve:
De acordo com o texto acima, marque a alternativa que NÃO condiz com o que o mesmo descreve: