Filtrar


Questões por página:
Na avaliação clínica para disfagia orofaríngea neurogênica em adultos há fatores preditivos de risco para aspiração laringotraqueal, tais como:
I. Tosse. II. Voz molhada. III. Alterações respiratórias.

Assinale a alternativa correta.
Emmily é uma menina de 5 anos que foi encaminhada pelo pediatra para avaliação audiológica devido a queixas de dificuldade de compreensão da fala e de atenção na escola. Durante a avaliação, foi constatada uma perda auditiva bilateral de grau moderado a severo. A mãe de Emmily relatou que a criança não apresentou problemas de audição ao nascer e que não há histórico de perda auditiva na família. Diante desse quadro, a fonoaudióloga encaminhou Emmily para o médico otorrinolaringologista, para avaliar a necessidade de uso de próteses auditivas. O médico solicitou exames complementares para investigar a causa da perda auditiva, que revelaram uma alteração genética na cóclea. Com o diagnóstico confirmado, o médico otorrinolaringologista encaminhou Emmily para o serviço de saúde auditiva do SUS, para que pudesse receber as próteses auditivas necessárias para melhorar sua qualidade de vida. Marque a alternativa que contempla o todas as etapas do fluxograma para protetização via SUS, bem como os respectivos profissionais responsáveis por cada etapa:
O objetivo principal do programa de triagem universal (TANU) é que a fase da intervenção ocorra em tempo oportuno, possibilitando à criança deficiente auditiva o início precoce da reabilitação, favorecendo o melhor desenvolvimento de linguagem, interação social e posteriormente, o acesso à educação. Sendo assim, para atingir esse objetivo os procedimentos mais indicados, por serem mais precisos, para a realização da triagem são
Ruídos intensos, produzidos bruscamente, como por exemplo em explosões, estampido de armas de fogo, descargas telefônicas, discotecas, estúdio de gravação musical podem causar lesões na orelha média e na interna.
A patologia otológica relacionada a esses eventos denomina-se

Com relação às indicações do implante coclear, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) Quanto menor o tempo de privação sensorial auditiva, mais chance a criança implantada tem em obter melhor percepção de fala e desenvolvimento de linguagem oral.

( ) O período ideal para implantar uma criança com deficiência auditiva pré-lingual está dentro dos primeiros 5 anos de vida quando as vias auditivas centrais apresentam plasticidade neuronal máxima.

( ) Em adultos é indicado o implante coclear em perda auditiva neurossensorial de grau severo a profundo ou profundo pós lingual bilateral


As afirmativas são, respectivamente,