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O processo de avaliação e intervenção psicopedagógica se trata da investigação de por que uma criança ou um adolescente não está aprendendo. Tendo a investigação como ponto de partida, após a queixa apresentada pela escola ou pela família, o psicopedagogo deverá decidir qual instrumento de avaliação utilizará logo em seguida. Considerando que o psicopedagogo em seu primeiro contato com a criança ou jovem decidiu-se pela aplicação de um jogo lúdico para estabelecer vínculo e coletar informações subjetivas da criança através do jogo, é correto afirmar que ele fez uma escolha adequada de acordo com as indicações teóricas.

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O processo de avaliação psicopedagógica inclui numerosas atividades entrelaçadas e interdependentes entre si. São exemplos das atuações que pertencem ao processo de avaliação na escola: observação na sala de aula; no recreio; na hora da brincadeira e observação das relações que se estabelecem no meio do processo. Nesse primeiro momento, o mapa de sala não se faz objeto de observação, visto que este faz parte do processo de criação e intervenção psicopedagógica após a coleta de informações.

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A avaliação educacional, enquanto procedimento sistemático, pode auxiliar significativamente na compreensão dos fatores que favorecem ou não a inclusão de todos os educandos no espaço escolar.

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A avaliação educacional permite ao educador promover um diagnóstico e qualificar a realidade da sala de aula, levando em consideração dados relevantes. Não há, portanto, a necessidade de estabelecer critérios para as avaliação.

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A avaliação liberal busca atribuir notas aos alunos em função de atividades realizadas a cada bimestre. Ao término do ano letivo, os alunos de melhor desempenho são publicamente premiados e os de menor rendimento são impedidos de progredir no sistema de ensino.