Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O estudo da avaliação da aprendizagem requer reflexões sobre as concepções e os procedimentos vigentes, bem como sobre os paradigmas propostos na literatura educacional.
mostrar texto associado
Uma avaliação da aprendizagem bem empregada pode ser uma ferramenta para a melhoria do ensino. Assim, por trás da escolha do tipo de avaliação a ser praticada, deve-se ter o objetivo de formar pessoas submissas e passivas, em detrimento de indivíduos autônomos e ativos.
mostrar texto associado
O termo “avaliação” é usado corriqueiramente em diversas situações. Refere-se a mensurar, testar e verificar. O resultado da avaliação nos permite formar uma ideia ou agir de determinado modo em relação ao item avaliado.
mostrar texto associado
A prática de “dar” notas ao fim de cada bimestre, muitas vezes, não é condizente com o desempenho do aluno durante todo o processo de aprendizagem. Refletir sobre avaliação não pode se limitar aos aspectos técnicos (ao “como fazer”), mas exige a consideração das dimensões éticas e políticas.
mostrar texto associado
A avaliação da aprendizagem é um assunto complexo e interessante, pois envolve muitas variáveis: o currículo, os objetivos; a expectativa da criança e da família; os recursos à disposição do educador etc.