Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A avaliação é uma atividade presente exclusivamente no contexto educacional e não costuma estar relacionada às relações familiares, sociais, profissionais ou à vida acadêmica.
mostrar texto associado
Avaliar é um procedimento complexo que envolve imposições culturais para comparar, classificar e selecionar resultados, padrões e processos. Dessa forma, a avaliação da aprendizagem tem por objetivo verificar o que o aluno efetivamente aprendeu sem, no entanto, fornecer subsídios para a atividade docente.
mostrar texto associado
Avaliar não é só medir o conhecimento e classificar as notas de uma prova escrita. Avaliar é impor um ritmo a cada indivíduo e mostrar que o erro não contribui para encontrar o caminho do acerto.
mostrar texto associado
No contexto educacional, avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível. Assim, é correto afirmar que os verbos “avaliar” e “examinar” sempre tem o mesmo significado no ambiente escolar.
mostrar texto associado
Ralph Tyler possui uma importante participação na origem do termo avaliação da aprendizagem. A partir de 1930, ele utilizou essa expressão para se referir ao cuidado necessário que os educadores necessitam ter com a aprendizagem dos seus educandos. Ele estava preocupado com o fato de a cada cem crianças que ingressavam na escola, somente trinta eram aprovadas, ou seja, anualmente, permanecia um resíduo de setenta reprovadas, o que em síntese supostamente significaria que elas não tinham processado aprendizagem satisfatória.