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O principal instrumento utilizado para avaliar o Ensino Fundamental em todo o país é o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Os levantamentos de dados são realizados semestralmente, abrangendo uma amostra probabilística representativa dos estados e do Distrito Federal. O sistema tem como objetivos aferir os conhecimentos e habilidades dos alunos com a finalidade de avaliar a qualidade do ensino ministrado; avaliar as condições infraestruturas das unidades escolares; mensurar a motivação dos estudantes; compreender a intenção dos alunos em cursar o ensino superior; perfil do diretor e mecanismos de gestão escolar.
Ubiratan D’Ambrósio, no livro intitulado Educação Matemática: da teoria à prática, conclui o capítulo que aborda sobre educação, currículo e avaliação, apresentando o que defende por avaliação. Para D’Ambrósio, a avaliação deve ser
No livro intitulado “Investigações Matemáticas na sala de aula”, mais especificamente no capítulo que aborda sobre a “Avaliação no trabalho de investigação”, Ponte, Brocardo e Oliveira abordam sobre o relatório escrito, a observação durante a realização das tarefas, e as apresentações orais. Segundo esses autores, esses(as) elementos/práticas

A avaliação educacional ocorre em vários níveis e instâncias, do local ao global e da avaliação da aprendizagem aos sistemas de ensino (SAEB e SINAES, no Brasil), bem como em nível mundial (PISA, p.ex.). A avaliação institucional, de iguais características, ocorre no entorno de uma instituição de ensino fazendo uso de vários instrumentos e analisando-a em todas as suas instâncias ou dimensões. Segundo Fernandes & Freitas (2007), a avaliação institucional é uma

Para a elaboração de um instrumento de avaliação, Fernandes & Freitas (2007), em “Currículo e Avaliação”, apontam aspectos importantes que deverão ser levados em consideração.


De acordo com os aspectos considerados pelos autores, para a elaboração de um instrumento de avaliação, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas.


(_) A linguagem a ser utilizada: clara, esclarecedora, objetiva.

(_) A contextualização daquilo que se investiga: em uma pergunta sem contexto, podemos obter inúmeras respostas e, talvez, nenhuma relativa ao que, de fato, gostaríamos de verificar.

(_) A região (localidade) em que ocorre.

(_) O conteúdo deve ser significativo, ou seja, deve ter significado para quem está sendo avaliado.

(_) Estar coerente com os propósitos do ensino.

(_) Explorar a capacidade de leitura e de escrita, bem como o raciocínio.


A sequência correta, de cima para baixo, é