Questões de Concurso
Filtrar
466 Questões de concurso encontradas
Página 25 de 94
Questões por página:
A avaliação educacional ocorre em vários níveis e instâncias, do local ao global e da avaliação da aprendizagem aos sistemas de ensino (SAEB e SINAES, no Brasil), bem como em nível mundial (PISA, p.ex.). A avaliação institucional, de iguais características, ocorre no entorno de uma instituição de ensino fazendo uso de vários instrumentos e analisando-a em todas as suas instâncias ou dimensões. Segundo Fernandes & Freitas (2007), a avaliação institucional é uma
Para a elaboração de um instrumento de avaliação, Fernandes & Freitas (2007), em “Currículo e Avaliação”, apontam aspectos importantes que deverão ser levados em consideração.
De acordo com os aspectos considerados pelos autores, para a elaboração de um instrumento de avaliação, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas.
(_) A linguagem a ser utilizada: clara, esclarecedora, objetiva.
(_) A contextualização daquilo que se investiga: em uma pergunta sem contexto, podemos obter inúmeras respostas e, talvez, nenhuma relativa ao que, de fato, gostaríamos de verificar.
(_) A região (localidade) em que ocorre.
(_) O conteúdo deve ser significativo, ou seja, deve ter significado para quem está sendo avaliado.
(_) Estar coerente com os propósitos do ensino.
(_) Explorar a capacidade de leitura e de escrita, bem como o raciocínio.
A sequência correta, de cima para baixo, é