Questões de Concurso
Filtrar
466 Questões de concurso encontradas
Página 26 de 94
Questões por página:
Questões por página:
Leia o texto a seguir, completando as lacunas.
Fernandes & Freitas (2007) destacam que a avaliação é uma das atividades que ocorre dentro de um processo pedagógico. A avaliação pode ocorrer ao longo do processo, denominada ____________, ou ao final do processo, denominada ____________. Ambas são importantes, apenas possuem objetivos diferenciados.
As palavras que completam, correta e respectivamente, as lacunas do texto são:
Disciplina:
Pedagogia
O sistema de avaliação delineado pelo regimento escolar da rede municipal de ensino de São Gonçalo abrange aspectos formativos, informativos e de assiduidade. Isso é observado tanto na utilização de instrumentos objetivos quanto nas atitudes subjetivas do docente - através de observação e análise - e do próprio aluno (autoanálise). Conforme estabelecido no documento, a avaliação é:
Disciplina:
Pedagogia
Conforme apontado por Luckesi (2011), a avaliação da aprendizagem representa uma ferramenta pedagógica à disposição do educador, destinada a auxiliar o educando na busca de sua autoconstrução e no desenvolvimento do seu modo de estar na vida, por meio de aprendizagens bem-sucedidas. Sobre o processo de avaliação pode-se afirmar que:
Disciplina:
Pedagogia
A avaliação de larga escala se desenvolveu rapidamente no Brasil e apresenta, hoje, inúmeras versões e possibilidades, sendo realizada em diferentes níveis (federais, estaduais, municipais) e apresentando variadas contribuições às políticas públicas. Uma delas gera resultados por escola, por município, por sistema de ensino, por unidade da federação e para o país como um todo. Logo, o seu objetivo não é avaliar os alunos individualmente, mas a educação nacional em suas diversas esferas. Dessa maneira, identifique abaixo a alternativa que apresenta uma avaliação em larga escala que tem como principal objetivo diagnosticar a Educação Básica no Brasil. Assinale a alternativa CORRETA.
Disciplina:
Pedagogia
Sobre a avaliação da aprendizagem numa perspectiva formativa, analise as afirmativas a seguir:
I. É um procedimento que serve para medir o conhecimento do aluno no processo de ensino.
II. Faz parte do processo de ensino e de aprendizagem e permite ao professor intervir para o aluno aprender melhor.
III. A escola deve utilizar provas elaboradas com questões de múltipla escolha, para que o aluno seja bem avaliado.
IV. O processo avaliativo considera necessária a articulação entre os processos de ensino e de aprendizagem
Estão CORRETAS apenas
I. É um procedimento que serve para medir o conhecimento do aluno no processo de ensino.
II. Faz parte do processo de ensino e de aprendizagem e permite ao professor intervir para o aluno aprender melhor.
III. A escola deve utilizar provas elaboradas com questões de múltipla escolha, para que o aluno seja bem avaliado.
IV. O processo avaliativo considera necessária a articulação entre os processos de ensino e de aprendizagem
Estão CORRETAS apenas