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A avaliação escolar é parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, e não uma etapa ou momento isolado. Faz parte da metodologia de ensino; está diretamente imbricada com os objetivos, os conteúdos e os procedimentos metodológicos expressos no planejamento e desenvolvidos no decorrer do ensino. Avaliar é um ato de decisão e julgamento que deve ser crítico e consciente, tanto do professor quando avalia quanto do aluno quando realiza sua autoavaliação. Assim como a metodologia, a escolha pelos instrumentos de avaliação depende da concepção de ensino que o professor carrega no seu referencial. Hoffmann apresenta-nos a avaliação a partir de duas concepções de educação: a liberal e a progressista. Saber avaliar é uma competência essencial do professor. Acerca do exposto, e, ainda, quando o professor realiza a avaliação da aprendizagem na perspectiva progressista, trata-se de:
A ficha de avaliação é uma importante ferramenta para a execução plena das práticas pedagógicas, pois permite a elaboração de estratégias personalizadas para o aprimoramento da prática docente e o ensino dos alunos. É correto afirmar que a ficha de avaliação é um documento redigido, primordialmente, na intenção de:

Considerando a avaliação da aprendizagem, julgue o item.


A diversidade dos alunos que estão sendo avaliados deve ser sempre considerada, assim como o impacto dela no desempenho; para tal, o professor deve optar por formas de avaliar que observem a individualidade de cada aluno.

Considerando a avaliação da aprendizagem, julgue o item.


Os resultados da avaliação da aprendizagem expõem para o professor se o estudante atingiu a meta de compreensão do conteúdo, mas omitem dados sobre o sucesso das estratégias utilizadas por ele para que seu objetivo fosse atingido.

Considerando a avaliação da aprendizagem, julgue o item.


A verificação da aprendizagem tem como função investigar a qualidade do desempenho dos educandos, de forma a possibilitar uma intervenção e reorientação do processo de ensino-aprendizagem, para que o educando consiga se desenvolver de forma satisfatória.