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O conceito de avaliação somativa articula-se a tendências pedagógicas críticas, porque rompe com práticas arbitrárias e autoritárias de avaliação, assumindo-as como processo. Assim, incorpora, entre seus diversificados instrumentos avaliativos, a função diagnóstica da avaliação, permitindo que o processo formativo seja reconhecido, a partir de um permanente diagnóstico da situação de aprendizagem; com isso, permite que as aprendizagens sejam demonstradas ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem.
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A avaliação formativa diz respeito a um modelo avaliativo classificatório, focalizado no resultado, no produto, resultando em notas ou conceitos. Essa abordagem assume um caráter de medida, isto é, toma a aprendizagem como quantitativamente mensurável, sendo compatível com tendências pedagógicas tradicionais.
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A função classificatória caracteriza a avaliação como instrumento estático, em que os estudantes são classificados em função de seus resultados. A partir de uma abordagem crítica, essa função é percebida como um dispositivo de frenagem, porque estagna a demonstração das aprendizagem com os registros que dela decorrem. Ao contrário de se colocar a serviço da emancipação dos sujeitos, essa função avaliativa reveste-se de caráter discriminatório, ignorando a aprendizagem como processo.
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Em relação à aprendizagem, a concepção de avaliação para a aprendizagem evidencia que o foco está no processo, nele contido o progresso, as necessidades e as dificuldades de cada estudante, para que, a partir desse modelo avaliativo, seja possível estabelecer condições de continuidade do processo de aprendizagem. A concepção de avaliação para a aprendizagem estabelece uma lógica relacionada à certificação do que foi aprendido, em relação ao objeto avaliado. Assim, enquanto a primeira concepção se orienta por uma prática que valoriza o produto, a segunda se orienta para a valorização do processo.
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A avaliação para a aprendizagem, a partir de uma abordagem crítica, deve representar, para o estudante, um instrumento de tomada de consciência sobre a aquisição de suas aprendizagens, permitindo que se verifique o que já foi aprendido e que se constituam os meios necessários para continuar avançando, em relação àquilo que ainda não foi aprendido, mas é necessário à sua formação. Do ponto de vista do professor, constitui-se como instrumento aliado à reorganização do trabalho pedagógico, especificamente em relação às suas práticas de ensino, rompendo com processos autoritários e arbitrários e ajustando-as em função das aprendizagens e lacunas demonstradas pelos estudantes, histórica e socialmente referenciadas.