Filtrar


Questões por página:
Em relação à avaliação na educação especial, é CORRETO o seguinte pressuposto:
Pensar na avaliação da aprendizagem em sala de aula fomenta diversas inquietações e discussões, pois nos direcionam a apontamentos que levam em consideração as três modalidades avaliativas: diagnóstica, formativa e somativa. Nesse contexto, o professor tem um papel fundamental, como mediador da aprendizagem em sala de aula. Sobre a avaliação escolar, assinale a alternativa CORRETA:
A avaliação da aprendizagem pode ser vista com um recurso pedagógico disponível ao educador, para que auxilie o educando na busca da sua autonomia e na construção de aprendizagens bem-sucedidas, a fim de modificar a sociedade como se apresenta. Julgue e assinale a alternativa CORRETA:

I- A prática da avaliação deverá estar atenta aos modos de superação do autoritarismo e ao estabelecimento da autonomia do educando.
II- A avaliação pode ser caracterizada como uma forma de ajuizamento da qualidade do objeto avaliado, fator que implica uma tomada de posição a respeito do mesmo.
III- Com a função classificatória, a avaliação constitui-se num momento dialético do processo de avançar no desenvolvimento da ação, do crescimento para autonomia e competência.
IV- Avaliação como função diagnóstica constitui-se num instrumento estático e frenador do processo de crescimento.
V- A avaliação tem de ser uma atividade racionalmente definida dentro de um encaminhamento político e decisório a favor da competência de todos para a participação democrática da vida social.
Charles Hadji (2001) defende uma prática avaliativa baseada em uma avaliação formativa, ou seja, aquela que coloca a avaliação a serviço da aprendizagem. Desse modo, assinale a alternativa CORRETA a respeito da avaliação formativa.
Sobre a avaliação na educação infantil, Junqueira Filho diz que “é um processo de acompanhamento do desenvolvimento, que acontece atrelado à observação atenta e frequente, que possibilita ao educador condições para melhores registros”. Assim, pode se dizer que a observação é um instrumento de avaliação e planejamento. Eu planejo, coloco em prática, avalio e continuo planejando. Nesse sentido, em qual frequência precisa de um planejamento e avaliação?