Filtrar


Questões por página:
A avaliação de larga escala se desenvolveu rapidamente no Brasil e apresenta, hoje, inúmeras versões e possibilidades, sendo realizada em diferentes níveis (federais, estaduais, municipais) e apresentando variadas contribuições às políticas públicas. Uma delas gera resultados por escola, por município, por sistema de ensino, por unidade da federação e para o país como um todo. Logo, o seu objetivo não é avaliar os alunos individualmente, mas a educação nacional em suas diversas esferas. Dessa maneira, identifique abaixo a alternativa que apresenta uma avaliação em larga escala que tem como principal objetivo diagnosticar a Educação Básica no Brasil. Assinale a alternativa CORRETA.
Sobre a avaliação da aprendizagem numa perspectiva formativa, analise as afirmativas a seguir:
I. É um procedimento que serve para medir o conhecimento do aluno no processo de ensino.
II. Faz parte do processo de ensino e de aprendizagem e permite ao professor intervir para o aluno aprender melhor.
III. A escola deve utilizar provas elaboradas com questões de múltipla escolha, para que o aluno seja bem avaliado.
IV. O processo avaliativo considera necessária a articulação entre os processos de ensino e de aprendizagem

Estão CORRETAS apenas
Os processos avaliativos, dependendo de sua intencionalidade, podem expressar-se em avaliação diagnóstica, avaliação de aprendizagem e avaliação institucional, podendo, assim, utilizar abordagens qualitativas ou quantitativas e utilizar diferentes instrumentos para coleta de informações. Em relação às práticas avaliativas, analise as afirmativas a seguir, colocando F para as Falsas e V para as Verdadeiras.
( ) Suas funções são definidas a partir de suas finalidades e dos sujeitos envolvidos.
( ) Necessitam de um referencial teórico ou matriz conceitual.
( ) Seus instrumentos determinam os objetivos da avaliação.
( ) Favorecem o processo de tomada de decisões após análise dos dados.
( ) Seus resultados não devem ser comunicados, são restritos.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
Sobre os métodos de avaliação voltados para a Educação de Jovens e Adultos- EJA, assinale a alternativa INCORRETA.
Este tipo de avaliação, também chamada de classificatória, fundamenta-se em duas vertentes: a classificação, que determina a que nível de conhecimento o estudante atingiu até à etapa final de seus estudos com as suas notas e a aprovação, que o determina apto ou não a seguir em frente no seu nível de aproveitamento.


Essa é uma definição que claramente classifica a avaliação como