Questões de Concurso
Filtrar
466 Questões de concurso encontradas
Página 55 de 94
Questões por página:
I. A avaliação psicopedagógica, envolve a identificação dos principais fatores responsáveis pela dificuldade da criança. II. A queixa apontada pelos pais, na entrevista inicial, na maior parte das vezes não serve para descrever corretamente o sintoma e, portanto, pode colocar o profissional em uma jornada investigativa equivocada, acerca do real problema da criança. III. A avaliação psicopedagógica, visa levantar dados acerca do repertório infantil relativo as habilidades acadêmicas e cognitivas relevantes para a aprendizagem. IV. Esta avaliação inclui entrevista inicial com os pais ou responsáveis pela criança, análise do material escolar, aplicação de diferentes modalidades de atividades, sendo contraindicado o uso de testes para avaliação do desenvolvimento, áreas de competência e dificuldades apresentadas.
Estão corretas as afirmativas:
Analise as afirmativas a seguir:
I. A avaliação formativa pode acontecer periodicamente e serve para analisar o processo de aprendizagem de cada aluno, identificando possíveis dificuldades, e, a partir daí, orientar o aluno sobre o que ele aprendeu e o que ainda precisa aprender sobre determinado conteúdo.
II. A avaliação faz parte do processo de ensino-aprendizagem, mas não necessariamente deve ser realizada somente ao final de cada unidade de ensino, senão ao longo de todo o processo, através de diferentes atividades. Ela deve contemplar o aluno e o curso como um todo. Ou seja, o processo de avaliação não deve estar concentrado apenas no aluno, mas deve se estender ao sistema como um todo.
III. A avaliação atravessa o ato de planejar e de executar e, por isso, contribui em todo o percurso da ação planificada no ambiente escolar. Ela se faz presente apenas na identificação da perspectiva político-social, não tendo relação com a execução do projeto político-pedagógico da instituição, tendo em vista a sua construção. A avaliação é, portanto, uma ferramenta da qual o ser humano não se livra, pois ela faz parte de seu modo de agir, sendo necessário que seja usada da melhor forma possível.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A avaliação diagnóstica permite ao educador verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto da aula, bem como identificar possíveis dificuldades de aprendizagem.
II. A avaliação somativa permite verificar o nível de aprendizado que o aluno alcançou, por meio da atribuição de notas, o que favorece a comparação de resultados obtidos entre os alunos, permitindo fazer uma classificação dos alunos por notas.
III. A avaliação da aprendizagem deve ser um momento de reflexão e, por isso, não deve ser estática nem ter caráter classificatório. Ela é, fundamentalmente, o acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento e, nesse sentido, o professor precisa desauxiliar o educando durante todo o caminho da aprendizagem.
Marque a alternativa CORRETA: