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A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. As médias de desempenho nessas avaliações, expressas em proficiência, são distribuídas em níveis de desempenho conforme os intervalos a seguir.
Foram aplicados testes de Português e Matemática em 23.564 estudantes do 9º EF em uma rede estadual de ensino, cujos resultados se apresentaram da seguinte forma:
Com base na análise dos dados, analise as afirmativas a seguir.
I. 11.742 estudantes estão com aprendizado abaixo do básico e 54 alunos apresentam o nível avançado de aprendizado em Matemática. Em Português, a quantidade de estudantes nos mesmos níveis, respectivamente, é de 6.030 e 933. II. A média de proficiência observada em Português e Matemática indica que os estudantes se encontram na média no nível adequado de aprendizado. No entanto, a concentração de alunos nos níveis mais baixos é pior em Matemática do que em Português em 24 pontos percentuais. III. 11.824 estudantes possuem proficiência em matemática maior ou igual a 225. Destes 1.628 possuem proficiência entre 300 e 350. IV. 609,8 é a soma das diferenças entre as maiores e menores proficiências em Português e Matemática.
Está correto o que se afirma em
Foram aplicados testes de Português e Matemática em 23.564 estudantes do 9º EF em uma rede estadual de ensino, cujos resultados se apresentaram da seguinte forma:
Com base na análise dos dados, analise as afirmativas a seguir.
I. 11.742 estudantes estão com aprendizado abaixo do básico e 54 alunos apresentam o nível avançado de aprendizado em Matemática. Em Português, a quantidade de estudantes nos mesmos níveis, respectivamente, é de 6.030 e 933. II. A média de proficiência observada em Português e Matemática indica que os estudantes se encontram na média no nível adequado de aprendizado. No entanto, a concentração de alunos nos níveis mais baixos é pior em Matemática do que em Português em 24 pontos percentuais. III. 11.824 estudantes possuem proficiência em matemática maior ou igual a 225. Destes 1.628 possuem proficiência entre 300 e 350. IV. 609,8 é a soma das diferenças entre as maiores e menores proficiências em Português e Matemática.
Está correto o que se afirma em
A nova cultura avaliadora situa a avaliação educacional no centro nevrálgico da ação pedagógica, acentuando sua função de orientação, motivação e regulação do ensino e da aprendizagem. Sua contribuição principal é proporcional à informação e conhecimento, tanto dos professores quanto dos alunos, que lhes permitam melhorar seus processos de ensino e de aprendizagem e, consequentemente, os resultados de sua respectiva atividade. Os resultados são importantes; mas, antes, importantes são os processos que os geram. Essa forma de o professor entender a avaliação implica:
A observação é um valioso recurso para a gestão pedagógica e, a cada dia, ganha mais espaço quando se enxerga a escola como locus de formação continuada. O pedagogo não deve se preocupar somente com as atividades que são desenvolvidas com os estudantes. Também é sua tarefa considerar o que acontece em sala de aula junto ao professor. Essa atitude não tem como meta fiscalizar os afazeres alheios; mas, sim, acompanhar e auxiliar a caminhada dos profissionais dentro da instituição. Dessa maneira, a observação das aulas se transforma em um meio que possibilita analisar o que cada aluno responde em relação aos conteúdos escolares e ao encaminhamento da ação pedagógica. Considerando o exposto, bem como a devolutiva ao professor após a observação de uma aula, assinale a afirmativa INCORRETA.
Hoje, em pleno século XXI, o acesso universal à informação tem sido um grande rival para esse modelo professoral. As comunidades virtuais formadas ao redor de uma determinada temática têm gerado um estímulo muito maior ao aprendiz por meio de uma interação direta na construção do seu próprio conhecimento. Nesse novo modelo em que o aluno é partícipe do seu aprendizado, as aulas expositivas têm se tornado cada vez mais enfadonhas e desestimulantes. É, em grande parte, devido a esse contexto, que vários educadores e pensadores ligados à educação estão aderindo às metodologias ativas. Dentre algumas metodologias ativas que podem ser utilizadas pelos professores estão: aula expositiva dialogada; visita técnica; grupo de debates; seminário; estudo dirigido; Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou Problem-Based Learning (PBL); filmes; storytelling; sala de aula invertida (flipped classroom); dentre outras. Considerando o exposto, bem como o estudo dirigido, assinale a afirmativa correta.
“As diferentes formas de avaliar são decorrentes das concepções que sustentam as práticas de qualquer professor; nesse sentido, avaliar torna-se um ato subjetivo exteriorizado de forma a julgar uma ação. São inúmeras as exigências das secretarias de educação no sentido de que os docentes redirecionem suas práticas avaliativas, incentivando momentos de estudos na própria escola, bem como provendo formação continuada. Desse modo, espera-se que as teorias de diferentes estudiosos que tratam sobre a temática sejam discutidas e colocadas em prática pelos docentes. Verifica-se, ainda, a importância do uso correto da avaliação, como denomina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, em seu Art.24. V ‘a verificação do rendimento escolar observará o seguinte critério: a) a avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais’. Infere-se que a modalidade da avaliação que auxilia o professor e, principalmente, o aluno a conhecer suas possibilidades de crescimento, valorizando seu desempenho, deixando de lado a ideia de classificar os alunos.” Trata-se da avaliação: