Questões de Concurso
Filtrar
466 Questões de concurso encontradas
Página 67 de 94
Questões por página:
Quando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado, em 1998, buscava-se uma avaliação inovadora, que em vez de testar conteúdos fosse capaz de avaliar competências e habilidades. Segundo o Documento Básico do Enem, tinha-se a seguinte definição de competências e habilidades:
Competências são as modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer. As habilidades decorrem das competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do 'saber fazer'. Por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçoam-se e articulam-se, possibilitando nova reorganização das competências (BRASIL,1999, p.7).
(BRASIL. Ministério da Educação. Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Documento básico. Brasília, DF: INEP,1999).
A partir desse entendimento, avaliar por competências significa avaliar:
Sobre as atividades que apresentam como característica a capacidade de argumentação e oferecem um indicador de compreensão para avaliá-la, analise as afirmativas a seguir.
I. Propor um tema para debate em que para cada um dos alunos terá uma determinada posição que ele deve defender por argumentos perante os demais.
II. Oferecer vários textos, sendo alguns argumentativos e outros não, e solicitar para classificar e explicar as razões da classificação.
III. Solicitar que escrevam um ensaio sobre um tema estabelecido em que discutam sua posição sobre o assunto.
Está correto o que se afirma em
Um momento fundamental do processo educacional é a avaliação, que pode oferecer elementos para repensar a própria prática e evidências capazes de acompanhar o progresso dos alunos e auxiliá-los em suas necessidades.
Com relação à avaliação formativa, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A avaliação configura-se como uma estratégia pedagógica de luta contra o fracasso e as desigualdades.
( ) A avaliação propõe um deslocamento da ação do professor para o nível das aprendizagens, de maneira a individualizá-las.
( ) A avaliação é uma atividade pontual que ocorre ao fim do processo educacional (ano, semestre, bimestre, ciclo, curso etc.), preocupada com o resultado das aprendizagens.
As afirmativas são, respectivamente,
Sobre a avaliação diagnóstica, analise as afirmativas a seguir.
I. Deve ocorrer antes de uma ação.
II. Objetiva produzir um diagnóstico da situação.
III. Identifica as circunstâncias que demandam uma ação restauradora.
Está correto o que se afirma em
Segundo Luckesi, a prática da avaliação da aprendizagem, para manifestar-se como tal, deve apontar para a busca do melhor de todos os educandos, por isso é diagnóstica e não voltada para a seleção de uns poucos, como se comportam os exames. Por si, a avaliação, como dissemos, é inclusiva e, por isso mesmo, democrática e amorosa. Por ela, por onde quer que se passe não há exclusão, mas sim diagnóstico e construção...
(Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br)
De acordo com o texto acima, para que a avaliação da aprendizagem escolar seja inclusiva e democrática, deve