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Leia o texto abaixo.


Meta 6 - Garantir educação integral em todos os níveis e modalidades de ensino e assegurar educação em tempo integral em, no mínimo,50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender a, pelo menos,25% (vinte e cinco porcento) dos alunos na educação básica.

Lei n° 16.279, de 08 de julho de 2016. Disponível em: http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/lei/2016/lei-16279- 08.07.2016.html.


Com base na Meta 6, leia o enunciado abaixo e assinale a alternativa que apresenta procedimentos didáticos necessários na busca da meta estabelecida, ou seja, nenhum aluno excluído e melhoria nos resultados de aprendizagem e do índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb.


A educação integral expande os tempos, os espaços e as oportunidades educativas. Propõe uma aprendizagem conectada à vida e aos interesses e possibilidades das crianças e adolescentes, reconhecendo as múltiplas dimensões do ser humano, o que exige

É correto afirmar que o Idesp é um indicador que avalia

Leia o fragmento abaixo.


Além de estruturais, as modalidades da inteligência admitem níveis de desenvolvimento. Cada nível expressa um modo particular (relativo ao processo de desenvolvimento). O nível seguinte incorpora o anterior, isto é, conserva seus conteúdos, mas os transforma em uma forma mais complexa de realização, compreensão ou observação.

A concepção de competência implica uma visão ou compreensão da inteligência humana que realiza ou compreende, no nível em que o faz, como estrutura de conjunto. São vários os aspectos cognitivos em jogo: saber inferir, atribuir sentido, articular partes e o todo, excluir, comparar, observar, identificar, tomar decisões, reconhecer, fazer correspondências.

Disponível em: http://saresp.fde.sp.gov.br/2009/pdf/Saresp2008_MatrizRefAvaliacao_D ocBasico_Completo.pdf


Na matriz do Saresp, pode-se observar a divisão da avaliação através dos conteúdos por competências e habilidades.


Imagem associada para resolução da questão


Luckesi (2011) versa sobre como a prática da avaliação escolar estipula como função do ato de avaliar a classificação e não o diagnóstico, como deveria ser constitutivamente. No entanto, isso tem mudado, principalmente nas grandes avaliações, como o Enem e o Saresp. Diante do exposto, a respeito da classificação da avaliação escolar, pode-se inferir que

É possível dar vida aos dados educacionais para auxiliar gestores, diretores, professores e todos os interessados a fazerem melhores escolhas na educação. É possível identificar três grandes categorias de usos da Prova Brasil, a saber: uso normativo, uso pedagógico e uso administrativo e gerencial. Sendo assim, o uso administrativo e gerencial envolve

Leia o texto abaixo.


Em 2004, a Ação Educativa, com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Ministério da Educação, publicou os Indicadores da Qualidade na Educação (Indique), instrumento de autoavaliação de escolas, que visa ao envolvimento de toda a comunidade escolar em processos de melhoria da qualidade da educação. O material consiste em uma proposta metodológica participativa e em um sistema de indicadores, por meio dos quais a comunidade julga a situação de diferentes aspectos de sua realidade, identifica prioridades, estabelece um plano de ação, implementa-o e monitora seus resultados.

RIBEIRO, Vanda Mendes et GUSMÃO, Joana Buarque de,2011.


Nesse contexto da avaliação institucional com base nos indicadores de qualidade Indique, as dimensões expressam grandes eixos que, uma vez analisados, podem revelar todas as condições sobre as quais funcionam a escolas. Os indicadores são