Filtrar


Questões por página:
A Educação Básica é direito universal e alicerce indispensável para a capacidade de exercer em plenitude o direto à cidadania. É o tempo, o espaço e o contexto em que o sujeito aprende a constituir e reconstituir a sua identidade, em meio a transformações corporais, afetivoemocionais, socioemocionais, cognitivas e socioculturais, respeitando e valorizando as diferenças. Liberdade e pluralidade tornam-se, portanto, exigências do projeto educacional. A Educação Básica é formada por:
Para Perrenoud (1998), considera-se como formativa toda prática de avaliação contínua que pretenda contribuir para melhorar as aprendizagens. Nesses termos, na concepção do autor, o conceito de avaliação formativa implica, para o professor, na ampliação do sentido de certas práticas. Quais são elas?
Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. Segundo Luckesi (2005), a avaliação da aprendizagem como processo contínuo deve buscar diagnosticar as dificuldades do aluno.
PORQUE
II. De posse desse conhecimento, o professor trabalharia de forma a propiciar a superação das dificuldades desse aluno.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Libâneo (2017) afirma que o processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos. Considerando os métodos de ensino, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Método de exposição pelo professor.
2. Método de trabalho independente.
3. Método de elaboração conjunta.
4. Método de trabalho em grupo.
5. Atividades especiais.
Coluna 2
( ) Completam os métodos de ensino e que concorrem para assimilação ativa dos conteúdos.
( ) Os conhecimentos, habilidades e tarefas são apresentados, explicados ou demonstrados pelo professor.
( ) Consiste em tarefas dirigidas e orientadas pelo professor para que os alunos as resolvam de modo relativamente independente e criador.
( ) É uma forma de interação ativa entre o professor e os alunos visando a obtenção de novos conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções.
( ) Tem por finalidade principal obter a cooperação dos alunos entre si na realização de uma tarefa.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Luckesi (2013) afirma que a avaliação é um ato amoroso. Nesse sentido, assinale a alternativa correta que melhor define esse pensamento de avaliar.