Filtrar


Questões por página:

Julgue o item que se segue.


A avaliação escolar, ao ser utilizada como um espelho para autoavaliação, promove uma cultura de conformidade e passividade entre os alunos, em vez de incentivar a reflexão crítica e o engajamento ativo. Ao olhar para si mesmos através do espelho da avaliação, os alunos tendem a internalizar as expectativas da escola e dos professores, limitando assim sua autonomia e criatividade.

A avaliação escolar apresenta diversas funções pedagógicas que influenciam diretamente o processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, considere a seguinte afirmação: "A avaliação formativa busca acompanhar o desenvolvimento contínuo do estudante, enquanto a avaliação somativa é utilizada para sintetizar o aprendizado em momentos específicos." Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
As propostas construtivistas renovaram a avaliação escolar, valorizando o aluno como protagonista do aprendizado e promovendo a autonomia. A avaliação ocorre em diferentes momentos e formatos (individual, em grupos) para ajustar o ensino às necessidades dos alunos e incluir a autoavaliação. Avaliar envolve olhar todo o processo, não só o resultado.
Para avaliar, é preciso eleger alguns instrumentos, visando basicamente a:

I.Realizar um diagnóstico inicial - identificar as construções já realizadas pelos discentes frente ao conhecimento a ser ensinado.
II.Realizar o acompanhamento das aprendizagens - perceber os encaminhamentos em prol do ensino que propiciaram boas aprendizagens, bem como os que não incorreram em sucesso, possibilitando revisão de estratégias didáticas.
III.Identificar a consolidação, ou não, das aprendizagens - analisar até que ponto as aprendizagens foram consolidadas e orientar novas ações.

Está CORRETO o que se afirma em:
A avaliação necessita estar atrelada à prática metodológica do professor. Avaliação e metodologia são indissociáveis e necessitam estar coerentes. Segundo Bloom (apud SANT’ANNA,1995), o professor pode realizar avaliação de distintas formas e/ou modalidades. Dito isso, analise as afirmativas a seguir.

I. Situa o professor e o aluno no início de um processo de ensino e aprendizagem, e seus resultados possibilitam definir o caminho e os pré-requisitos que ainda precisam ser construídos.

II. Situa o professor e o aluno durante um processo de ensino e aprendizagem, além de informar os resultados parciais da aprendizagem ainda no decorrer do desenvolvimento das atividades.

III. Situa o professor e o aluno no final de um processo de ensino e aprendizagem, toma como base os objetivos propostos bem como expõe os resultados alcançados pelo aluno ou as competências necessárias à determinada aprendizagem.

As afirmativas referem-se, respectivamente, à avaliação
A avaliação do ensino e aprendizagem sempre foi motivo de controvérsias no cenário educativo, isto porque durante um tempo sua práxis esteve enraizada como processo de aprovação ou reprovação. Essas convicções, demandaram outras perspectivas mais abrangentes, ou seja, como ato pedagógico e dialético entrelaçados pelos princípios políticos, sociais, éticos e culturais voltados para o respeito e consideração pela aprendizagem humana.

CUTOLO, Angela; STERING, Silvia Maria dos Santos. Concepções e práticas da avaliação.1. ed. Curitiba: Appris Ltda,2021. (adaptado).

A respeito dos diferentes tipos de práticas da avaliação do ensino e aprendizagem, avalie as afirmações a seguir:

I. A avaliação exerce a função diagnóstica quando utilizada para identificar em que momento no processo de construção do conhecimento o aluno se encontra.

II. Denomina-se e identifica-se como avaliação diagnóstica, democrática, transdisciplinar e plural ao contrapor-se com as finalidades de classificar e punir.

III. Cumpre sua tarefa formativa quando tem como finalidade relacionar as informações relativas à evolução do processo de aprendizagem dos alunos.

É CORRETO o que se afirma em: