Questões de Concurso
Filtrar
604 Questões de concurso encontradas
Página 92 de 121
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Campinas - SP
Disciplina:
Pedagogia
A avaliação é uma ação coletiva de formação dos estudantes e ocorre em diferentes esferas com objetivos distintos, sendo os três níveis de avaliação, a saber: da aprendizagem dos alunos, da instituição e do sistema escolar.
Assinale a alternativa correta sobre a avaliação da instituição.
Assinale a alternativa correta sobre a avaliação da instituição.
Concurso:
Prefeitura de Cerquilho - SP
Disciplina:
Pedagogia
A avaliação é um ato pedagógico. Nela, conforme Libâneo (2013), o professor mostra as suas qualidades de educador na medida em que
Concurso:
Prefeitura de Buritizal - SP
Disciplina:
Pedagogia
A avaliação escolar é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho. Segundo Libâneo (2013), a avaliação escolar cumpre pelo menos três funções: I. a função _____________, que se refere ao papel da avaliação no cumprimento dos objetivos gerais e específicos da educação escolar; II. a função _____________, que permite identificar progressos e dificuldades dos alunos e a atuação do professor que, por sua vez, determinam modificações do processo de ensino para melhor cumprir as exigências dos objetivos; III. a função _____________, que se refere aos meios e à frequência das verificações e de qualificação dos resultados escolares, possibilitando o diagnóstico das situações didáticas.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. As médias de desempenho nessas avaliações, expressas em proficiência, são distribuídas em níveis de desempenho conforme os intervalos a seguir. 
Foram aplicados testes de Português e Matemática em 23.564 estudantes do 9º EF em uma rede estadual de ensino, cujos resultados se apresentaram da seguinte forma:

Com base na análise dos dados, analise as afirmativas a seguir.
I. 11.742 estudantes estão com aprendizado abaixo do básico e 54 alunos apresentam o nível avançado de aprendizado em Matemática. Em Português, a quantidade de estudantes nos mesmos níveis, respectivamente, é de 6.030 e 933. II. A média de proficiência observada em Português e Matemática indica que os estudantes se encontram na média no nível adequado de aprendizado. No entanto, a concentração de alunos nos níveis mais baixos é pior em Matemática do que em Português em 24 pontos percentuais. III. 11.824 estudantes possuem proficiência em matemática maior ou igual a 225. Destes 1.628 possuem proficiência entre 300 e 350. IV. 609,8 é a soma das diferenças entre as maiores e menores proficiências em Português e Matemática.
Está correto o que se afirma em

Foram aplicados testes de Português e Matemática em 23.564 estudantes do 9º EF em uma rede estadual de ensino, cujos resultados se apresentaram da seguinte forma:

Com base na análise dos dados, analise as afirmativas a seguir.
I. 11.742 estudantes estão com aprendizado abaixo do básico e 54 alunos apresentam o nível avançado de aprendizado em Matemática. Em Português, a quantidade de estudantes nos mesmos níveis, respectivamente, é de 6.030 e 933. II. A média de proficiência observada em Português e Matemática indica que os estudantes se encontram na média no nível adequado de aprendizado. No entanto, a concentração de alunos nos níveis mais baixos é pior em Matemática do que em Português em 24 pontos percentuais. III. 11.824 estudantes possuem proficiência em matemática maior ou igual a 225. Destes 1.628 possuem proficiência entre 300 e 350. IV. 609,8 é a soma das diferenças entre as maiores e menores proficiências em Português e Matemática.
Está correto o que se afirma em
A nova cultura avaliadora situa a avaliação educacional no centro nevrálgico da ação pedagógica, acentuando sua função de orientação, motivação e regulação do ensino e da aprendizagem. Sua contribuição principal é proporcional à informação e conhecimento, tanto dos professores quanto dos alunos, que lhes permitam melhorar seus processos de ensino e de aprendizagem e, consequentemente, os resultados de sua respectiva atividade. Os resultados são importantes; mas, antes, importantes são os processos que os geram. Essa forma de o professor entender a avaliação implica: