Filtrar


Questões por página:
O professor alfabetizador auto avaliando a própria prática: I. Compreende que a reflexão e a auto avaliação pode levar a melhoria do ensino e da aprendizagem do aluno II. Orienta estratégias de ensino a partir das avaliações da sua prática realizadas por outros resultados da escola e dos seus alunos. III. Demonstra disposição de analisar criticamente a atuação de seus pares tendo em vista a consolidação da equipe escolar. IV. Utiliza estratégias de envolvimento e interação na aprendizagem. Assinale a alternativa correta:
O professor define previamente os critérios das avaliações escolares e os elementos que devem constar dos registros de desempenho dos alunos. Dessa forma, analise as afirmativas a seguir: I. O professor utiliza as medidas descritivas da estatística aplicada à educação para interpretar e descrever os resultados de aprendizagem dos alunos. II. O professor organiza e desenvolve o processo avaliativo com avaliações diagnósticas, formativa e somativa. III. O professor avalia de acordo com os princípiosde validade, confiabilidade e fidedignidade. IV. O professor promove avaliações sistemáticas com a singularidade de comportamentos. Estão corretas as afirmativas:
Reflexões atuais sobre o ato educativo evidenciam a importância de se compreender as aprendizagens dos alunos com base em seu desenvolvimento. Considera-se, nesse contexto, que o desenvolvimento do ensino supõe que se observe, além dos aparatos legais, um planejamento escolar e didático, no qual as práticas de aprendizagem possam ser revistas e reavaliadas. Nesse sentido, é importante que o professor, ao construir seus instrumentos de avaliação, considere que
No que se refere aos processos de avaliação nos espaços institucionais, julgue o item a seguir.

O marco lógico, adotado como ferramenta de planejamento e avaliação, serve para medir as relações entre as ações de TD&E e os resultados pretendidos em termos de desempenhos individuais, organizacionais e de grupos e equipes de trabalho.
O vocábulo avaliar tem origem no latim a + valere e significa atribuir valor e mérito. As instituições se valem das avaliações de circunstâncias e de pessoas nas suas tomadas de decisões. Acerca da avaliação no contexto educacional, julgue o item que se segue.

As avaliações somativas devem ser programadas para acontecer ao longo do processo de ensino, o que garante o acompanhamento da aprendizagem.