Questões de Concurso
Filtrar
103 Questões de concurso encontradas
Página 15 de 21
Questões por página:
A avaliação pedagógica deve ser realizada pelo professor, coordenador e direção, na medida em que apresentem formação profissional que lhes habilite. O professor tem como pressuposto na avaliação pedagógica princípios e critérios pensados coletivamente, articulados ao projeto político-pedagógico da escola, à proposta curricular e às suas convicções acerca do seu papel social.
Com base no trecho, entende-se que a avaliação é uma atividade que envolve
Um momento fundamental do processo educacional é a avaliação, que pode oferecer elementos para repensar a própria prática e evidências capazes de acompanhar o progresso dos alunos e auxiliá-los em suas necessidades.
Com relação à avaliação formativa, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A avaliação configura-se como uma estratégia pedagógica de luta contra o fracasso e as desigualdades.
( ) A avaliação propõe um deslocamento da ação do professor para o nível das aprendizagens, de maneira a individualizá-las.
( ) A avaliação é uma atividade pontual que ocorre ao fim do processo educacional (ano, semestre, bimestre, ciclo, curso etc.), preocupada com o resultado das aprendizagens.
As afirmativas são, respectivamente,
Sobre a avaliação diagnóstica, analise as afirmativas a seguir.
I. Deve ocorrer antes de uma ação.
II. Objetiva produzir um diagnóstico da situação.
III. Identifica as circunstâncias que demandam uma ação restauradora.
Está correto o que se afirma em
A Resolução SE n° 27/1996, instituiu o Sistema de __________ do Estado de São Paulo, cujos objetivos são: desenvolver um sistema de avaliação de desempenho dos alunos do ensino fundamental e médio do Estado de São Paulo que subsidie a Secretaria da Educação nas tomadas de decisão quanto à Política Educacional do Estado; verificar o desempenho dos alunos nas séries do ensino fundamental e médio, bem como nos diferentes componentes curriculares, de modo a fornecer ao sistema de ensino, às equipes técnico-pedagógicas das Delegacias de Ensino e às Unidades Escolares informações que subsidiem: a) a capacitação dos recursos humanos do magistério; b) a reorientação da proposta pedagógica desses níveis de ensino, de modo a aprimorá-la; c) a viabilização da articulação dos resultados da avaliação com o planejamento escolar, a capacitação e o estabelecimento de __________ para o projeto de cada escola, em especial a correção ___________ .”
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.