Filtrar


Questões por página:
Tendo em vista que todo ato de avaliar necessita de um sentido que o justifique e o oriente, e que, por isso, professores, políticas públicas e toda a comunidade escolar devem problematizar os sentidos que a avaliação escolar assume nas práticas educativas, julgue o seguinte item, a respeito da avaliação no ensino de história.
A avaliação feita a partir de um paradigma cognitivista tende a verificar a inteligência, a maturidade e o desenvolvimento genético dos estudantes, ignorando suas demais dimensões.
Marque a alternativa na qual a avaliação aparece não utilizada como um fim em si mesmo, mas um meio organizado para aperfeiçoar o processo de ensino.
A avaliação é um processo complexo, que abrange diferentes aspectos e dimensões da educação escolar, cada qual com suas especificidades: avaliam-se alunos, professores, equipes técnicas, currículos, disciplinas e programas, escolas, redes de ensino de municípios, estados, regiões e países. Diante disso, quando o objetivo da avaliação é: detectar o que foi aprendido pelo aluno para verificar se este poderá continuar o estudo ou se é necessário voltar ao ponto onde foi detectada a defasagem da aprendizagem ajustando os processos de ensino para que todos possam aprender, dandolhes, também, um feedback após cada percurso de aprendizagem, a avaliação é caracterizada como:

Julgue o item que se segue.


A avaliação educacional, enquanto procedimento sistemático, pode auxiliar significativamente na compreensão dos fatores que favorecem ou não a inclusão de todos os educandos no espaço escolar.

Julgue o item que se segue.


A avaliação educacional permite ao educador promover um diagnóstico e qualificar a realidade da sala de aula, levando em consideração dados relevantes. Não há, portanto, a necessidade de estabelecer critérios para as avaliação.