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Questões por página:
A avaliação escolar deve ir além da mera atribuição de notas, assumindo funções formativas e diagnósticas. Nesse sentido, pode-se afirmar que a avaliação diagnóstica tem como objetivo(s):

I. Verificar se os objetivos do ensino foram atingidos ao final do ano letivo.
II. Identificar dificuldades e orientar intervenções pedagógicas.
III. Reforçar conteúdos por meio de exercícios repetitivos.

Das assertivas, pode-se afirmar que:
Analise o trecho a seguir:

A __________________, visa determinar a presença ou ausência de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências de aprendizagem. Permite averiguar as causas de repetidas dificuldades de aprendizagem.

Qual das alternativas preenche de forma CORRETA a lacuna do trecho acima?

Julgue o item que se segue.


A avaliação escolar, quando vista de maneira tradicional, é um mecanismo eficiente para promover a inclusão de todos os alunos, independentemente de suas habilidades ou desempenho acadêmico. Através da aplicação de provas e notas, a escola pode identificar e valorizar as potencialidades de cada estudante, contribuindo assim para sua integração na comunidade escolar.

Julgue o item que se segue.


A avaliação escolar desempenha um papel fundamental no processo educacional, oferecendo uma visão abrangente do progresso dos alunos e fornecendo feedback valioso, tanto para os estudantes quanto para os educadores. Isso contribui para a melhoria contínua do ensino e da aprendizagem, promovendo um ambiente escolar mais eficaz e centrado no aluno.

Julgue o item que se segue.


A avaliação escolar é um processo muito diversificado que vai além da simples mensuração de conhecimentos adquiridos, envolvendo também a análise de competências, habilidades, atitudes e valores dos alunos. Suas implicações pedagógicas são profundas, influenciando não apenas o aprendizado individual, mas também a prática docente, o currículo escolar e a cultura de avaliação da instituição educacional como um todo.