Questões de Concurso
Filtrar
70 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 14
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
Pedagogia
Julgue o item subsequente.
Podemos afirmar que, na avaliação somativa das aprendizagens dos alunos, o aluno é um participante ativo, sendo este protagonismo do aluno parte da perspectiva de que o ensino é uma via de mão dupla e todos têm a ensinar e a aprender.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
Pedagogia
Julgue o item subsequente.
É correto afirmar que a avaliação da aprendizagem sob a ótica operacional é um recurso subsidiário da ação pedagógica, na formação do aluno como sujeito cidadão ciente de si, do outro, do meio ambiente e do sagrado, na medida em que consiste em um modo de investigar para intervir.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
No contexto educacional, avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível. Assim, é correto afirmar que os verbos “avaliar” e “examinar” sempre tem o mesmo significado no ambiente escolar.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
Ralph Tyler possui uma importante participação na origem do termo avaliação da aprendizagem. A partir de 1930, ele utilizou essa expressão para se referir ao cuidado necessário que os educadores necessitam ter com a aprendizagem dos seus educandos. Ele estava preocupado com o fato de a cada cem crianças que ingressavam na escola, somente trinta eram aprovadas, ou seja, anualmente, permanecia um resíduo de setenta reprovadas, o que em síntese supostamente significaria que elas não tinham processado aprendizagem satisfatória.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Tupanatinga
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
As avaliações da aprendizagem não devem abranger as dimensões cognitiva (competências e conhecimentos), motora (habilidades motoras e capacidades físicas) ou atitudinal (comportamentos), pois não se pode avaliar os “valores” dos alunos.