Filtrar


Questões por página:
Pensar na avaliação da aprendizagem em sala de aula fomenta diversas inquietações e discussões, pois nos direcionam a apontamentos que levam em consideração as três modalidades avaliativas: diagnóstica, formativa e somativa. Nesse contexto, o professor tem um papel fundamental, como mediador da aprendizagem em sala de aula. Sobre a avaliação escolar, assinale a alternativa CORRETA:
A avaliação da aprendizagem pode ser vista com um recurso pedagógico disponível ao educador, para que auxilie o educando na busca da sua autonomia e na construção de aprendizagens bem-sucedidas, a fim de modificar a sociedade como se apresenta. Julgue e assinale a alternativa CORRETA:

I- A prática da avaliação deverá estar atenta aos modos de superação do autoritarismo e ao estabelecimento da autonomia do educando.
II- A avaliação pode ser caracterizada como uma forma de ajuizamento da qualidade do objeto avaliado, fator que implica uma tomada de posição a respeito do mesmo.
III- Com a função classificatória, a avaliação constitui-se num momento dialético do processo de avançar no desenvolvimento da ação, do crescimento para autonomia e competência.
IV- Avaliação como função diagnóstica constitui-se num instrumento estático e frenador do processo de crescimento.
V- A avaliação tem de ser uma atividade racionalmente definida dentro de um encaminhamento político e decisório a favor da competência de todos para a participação democrática da vida social.
Charles Hadji (2001) defende uma prática avaliativa baseada em uma avaliação formativa, ou seja, aquela que coloca a avaliação a serviço da aprendizagem. Desse modo, assinale a alternativa CORRETA a respeito da avaliação formativa.
Hoffmann, em “Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento” (Revista Ideias, no 22), faz uma crítica à postura comportamentalista de alguns professores. Referindo-se a esse grupo, a autora afirma que “sem considerarem possíveis outras explicações para o fracasso dos estudantes que não o comprometimento deles (o que também é importante, mas não razão absoluta), não podem evoluir no sentido de dois princípios presentes a uma avaliação enquanto mediação...”.
De acordo com tal texto, esses dois princípios são o do diálogo e o
Em relação à avaliação formativa, assinale a alternativa correta.