Filtrar


Questões por página:
A avaliação na Educação Física escolar considerada tradicional, elege entre os parâmetros para sua realização o estabelecimento do resultado como sendo exclusivo do desempenho nas práticas esportivas, ou seja, se o estudante tem um bom desempenho desportivo tem nota elevada. Analise as afirmativas acerca dos aspectos avaliativos:

I. Procura auxiliar o estudante a perceber as suas facilidades, as suas dificuldades, e sobretudo, auxiliá-lo a identificar os seus progressos. II. Aplica testes em prazos determinados, procurando respeitar sobretudo os aspectos burocráticos vinculados a atividade avaliativa. III. Restrita ao domínio motor, com verificações de medidas e desempenho das capacidades físicas.

Estão de acordo com a perspectiva tradicional de avaliação em Educação Física as afirmativas:
Diversos profissionais da Educação Física e da saúde estão reconhecendo a importância de avaliação mais específica para a criança e o adolescente que praticam, ou desejam praticar, esportes e que esse atendimento é distinto daquele do adulto. Crianças não são adultos em miniatura; elas apresentam diferentes respostas fisiológicas ao exercício e estruturas músculo-esqueléticas mais suscetíveis a fraturas. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
Torna-se relevante estudar a influência da prática desportiva na aptidão física no âmbito escolar pelo fato de
Em relação à avaliação, na maioria das vezes a resposta que ouvimos é: “Este tema é muito complexo”. Também observa-se que, na Educação Física, a avaliação por muitas vezes tem sido utilizada para avaliar a frequência, o uso do uniforme adequado ou a veia de campeão a fim de que os alunos selecionados possam participar de jogos e competições, utilizando um só padrão de avaliação para todos, sem ter a preocupação de acompanhar o desenvolvimento coletivo e a finalidade educativa. Sobre esse assunto, é incorreto afirmar que

Julgue o item subsequente.


Na avaliação em Educação Física, sob a perspectiva tradicional e focada nos esportes, os professores devem se deter apenas ao resultado final, ao desempenho do aluno em relação ao esporte, ou seja, se o aluno domina os fundamentos e as táticas do jogo, independentemente dos seus conhecimentos anteriores.