Filtrar


Questões por página:
A Medida de Independência Funcional (MIF) é um instrumento de avaliação da incapacidade de pacientes com restrições funcionais de origem variada. Sobre a MIF, é correto afirmar que:
Durante o exame físico da coluna vertebral, a fisioterapeuta lança mão da palpação da crista ilíaca da paciente, a fim de encontrar a vértebra

Dadas as afirmativas sobre o relacionamento entre o fisioterapeuta e a equipe,

I. A responsabilidade do fisioterapeuta por erro cometido em sua atuação profissional não é diminuída, mesmo quando cometido o erro na coletividade da equipe.

II. O fisioterapeuta solicitado para cooperar em diagnóstico, ou orientar em tratamento, deve considerar o cliente/paciente/usuário como permanecendo sob os cuidados do solicitante.

III. O fisioterapeuta que solicita para cliente/paciente/usuário sob sua assistência os serviços especializados de colega não deve indicar a este a conduta profissiona

IV. O fisioterapeuta que recebe o paciente encaminhado por colega, em razão de impedimento eventual deste, deve reencaminhar o paciente ao colega, uma vez cessado o impedimento.

verifica-se que é/são de competência ética do fisioterapeuta

Teste / sinal utilizado na avaliação ortopédica do paciente, com o intuito de avaliar possível laceração do subescapular. Realizado com o paciente sentado, braço acometido flexionado e posicionado atrás das costas, com a região dorsal da mão tocando a coluna torácica, solicita-se ao paciente elevar o braço sem tocar nas costas. O teste / sinal é positivado se o paciente for incapaz de realizar o comando de afastar o membro superior do corpo. O enunciado refere-se ao

Um paciente faz abdução ativa do membro superior (no plano da escápula) e recebe a resistência oposta pelo examinador a 90°, posição que sensibiliza a tensão exercida no tendão do supraespinhal. A resposta poderá ser apenas dor na face anterolateral do ombro, acompanhada ou não de diminuição de força ou mesmo da incapacidade de elevar o membro superior, indicando desde tendinopatias até a ruptura completa do tendão.


O procedimento descrito refere-se ao teste de