Filtrar


Questões por página:

Foi solicitado a um paciente que ficasse na posição ortostática, e a avaliadora fez duas marcações na coluna deste, uma no ponto médio entre as espinhas ilíacas póstero-superiores, localizadas na transição lombossacral, e a outra 10 cm acima desse ponto. Foi então solicitado ao paciente que fizesse uma flexão máxima da coluna, sem que ocorresse a flexão dos joelhos. Nesse momento, foi feita a mensuração da distância entre os dois pontos demarcados anteriormente.


Em relação ao procedimento descrito, assinale a alternativa correta.

São movimentos padronizados para avaliação de força muscular da escala Medical Research Council, exceto:
O teste é realizado com o paciente assentado, a mão a ser avaliada é apoiada sobre a mesa, o examinador espalha passivamente os dedos e solicita ao paciente para juntá-los novamente. Apresenta como resultado positivo a incapacidade espremer o dedo mínimo com o restante da mão.
Qual é o nome do teste para a neuropatia ulnar descrita?
O teste é iniciado com o terapeuta solicitando ao avaliado a atividade de levantar-se de uma cadeira, caminhar por três metros, retornar e sentar-se novamente. O nível funcional é determinado pelo tempo necessário para completar o teste.
Qual é o teste descrito?
Paciente de 20 anos de idade, gênero feminino, procurou atendimento fisioterapêutico devido à queixa de dor no punho, parestesia e redução do tato nos dedos do membro superior esquerdo há aproximadamente um mês, evoluindo com piora do quadro nos últimos dias. Sendo a hipótese diagnóstica de síndrome do desfiladeiro torácico, optou-se por realizar um teste no qual foi realizada a palpação do pulso radial, a rotação da cabeça com a face voltada para o ombro avaliado, seguida da extensão da cabeça. O examinador realizou uma rotação lateral e extensão do ombro da paciente, e solicitou a realização de uma inspiração profunda e sustentada. O desaparecimento do pulso radial confirmou a hipótese.

Qual foi o teste realizado na paciente?