Filtrar
69 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 14
Questões por página:
O IDEB é calculado a partir dos dados sobre aprovação obtidos no Censo Escolar e das médias de desempenho obtidas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As metas projetadas são diferenciadas para cada unidade, rede e escola. Elas são apresentadas bienalmente, desde 2007 até 2021, de modo que os estados, municípios e escolas deverão contribuir em conjunto para que o Brasil atinja a meta 6,0 em 2022.
Na Paraíba, o Resultado do IDEB 2017, os 05 municípios sequencialmente com as maiores pontuações foram:
A avaliação da aprendizagem é uma ferramenta utilizada para monitorar a evolução dos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Esse procedimento vai além da simples aplicação de testes e atribuição de notas, exigindo um acompanhamento contínuo do estudante em diferentes etapas do processo educativo. Cada vez mais, as instituições de ensino têm adotado a avaliação ao longo da aprendizagem, reconhecendo que deixar essa prática para o final do processo não contribui de forma eficaz para o avanço escolar do aluno.
A avaliação da aprendizagem oferece benefícios tanto para os alunos quanto para os educadores. Para os estudantes, ela permite acompanhar o progresso de seu aprendizado e buscar estratégias que impulsionem seu desenvolvimento. Além disso, os professores podem estimular a autoavaliação nos alunos, promovendo sua participação ativa no processo de aprendizagem. Para os educadores, a avaliação é uma oportunidade de verificar se os objetivos estabelecidos foram alcançados, possibilitando um redirecionamento das práticas pedagógicas para assegurar que as metas sejam atingidas.
(Fonte: https://encr.pw/processo-ensino
-aprendizagem.adaptado)
Com base no texto, qual é o principal objetivo da avaliação da aprendizagem no contexto do processo educativo?