Filtrar


Questões por página:
Qual alternativa preenche corretamente as lacunas?
A Resolução CFP 06/2019, orientações sobre elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional, refere sobre avaliação psicológica. Na realização da _______________________, ao produzir documentos escritos, a(o) psicóloga(o) _______ se basear no que dispõe o art.2.º da Resolução CFP n.º 09/2018, fundamentando sua decisão, obrigatoriamente, em métodos, técnicas e instrumentos psicológicos ______________ cientificamente para uso na prática profissional da(o) psicóloga(o) (fontes fundamentais de informação), ____________, a depender do contexto, ___________ a procedimentos e __________auxiliares (fontes complementares de informação).
Sobre técnicas psicoterápicas e psicodiagnóstico, de acordo com seu conhecimento, analise as afirmações e assinale a alternativa verdadeira.
I- Psicodiagnóstico é uma avaliação psicológica, cujo objetivo é avaliar os sintomas, costumes e comportamento dos pacientes, a fim de encontrar um possível diagnóstico psicológico. II- Psicodiagnóstico é diferente de diagnóstico psicológico, pois todo psicodiagnóstico pressupõe a utilização de testes, enquanto no diagnóstico psicológico esses instrumentos nem sempre são necessários. III- A psicoterapia é um tratamento colaborativo baseado na relação entre um indivíduo e um psicólogo. Baseado em diálogo, com alguém que é objetivo, neutro e sem julgamento. IV- As psicoterapias breves podem ser divididas em duas grandes categorias: as de orientação psicanalítica (que consideram a existência do inconsciente) e as de orientação cognitiva e comportamental (que não levam em conta o funcionamento inconsciente).
mostrar texto associado
As estratégias de avaliação psicodiagnóstica podem incluir teste e/ou técnicas psicológicas. Neste sentido, a diferenciação deve ficar clara: o teste é um instrumento ou procedimento por meio do qual se obtém uma amostra de comportamento de um indivíduo em um domínio específico através de um processo padronizado; enquanto a técnica é também padronizada, mas utilizada apenas com crianças.
mostrar texto associado
As transformações na área da avaliação psicológica e, consequentemente, na prática do diagnóstico psicológico têm sido substanciais nos últimos anos. Muito se discute se cabe ao psicólogo dar diagnóstico ou não. Nesse sentido, é consenso que, durante a elaboração de documentos provenientes da avaliação psicodiagnóstica, fica facultado ao profissional apresentar ou não diagnósticos nosológicos.
Durante a realização de uma observação lúdica em um processo psicodiagnóstico, conduzido segundo uma abordagem psicanalítica, é