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De acordo com Tengan e Maia (2004), a esquizofrenia com início na infância tem algumas particularidades quando comparada à de início na fase adulta. Quando iniciada antes dos 12 anos de idade, está fortemente associada a problemas de:
O procedimento de Avaliação Psicológica, com adolescente ou qualquer outro cliente, obedece a um sequenciamento de etapas. Neste contexto, leia e analise a sequência descrita abaixo:

I. Temos, aqui, as primeiras entrevistas, quando, dentre outros aspectos, identifica-se o motivo latente e manifesto da consulta.

II. Ocorre com a solicitação da consulta pelo cliente até o primeiro encontro pessoal e, geralmente, presencial, com o profissional.

III. Procede-se à realização da estratégia diagnóstica planejada, ou seja, o conjunto de entrevistas e aplicações dos testes e técnicas selecionadas, de acordo com o caso.

IV. Reflexão sobre o material colhido e análise das hipóteses iniciais para planejamento dos passos seguintes e escolha dos instrumentos diagnósticos a serem empregados.

V. É preciso, então, a análise e integração dos dados levantados, ou seja, é o estudo conjunto do material apreendido nas entrevistas, nos testes e na história clínica.

VI. Temos, também, a elaboração de um laudo psicológico com as conclusões diagnósticas e prognósticas, incluindo as recomendações terapêuticas adequadas ao caso.

VII Para o devido procedimento de encerramento, temos a devolução da informação, que pode ser feita em uma ou mais entrevistas.

O ordenamento destas etapas está, CORRETAMENTE, descrito na alternativa
No Rorschach, aplicado a um adolescente, temos uma situação na qual se constata uma alta frequência de resposta Forma (F). Esse dado, por si mesmo, demonstra, CORRETAMENTE, a seguinte situação:
Para que seja realizada uma avaliação psicológica, o avaliador deve cumprir algumas regras de forma que a avaliação seja cumprida de maneira ordeira e chegue ao ponto ápice do desejo do paciente. Considerando isso, avalie as afirmativas a seguir relativas às competências do avaliador.

I- Ser capaz de estar presente, no sentido de que a formatação remota não é correlacionada à visão entrevista/entrevistado numa avaliação psicodiagnóstica.
II- Reconhecer defesas e modos de estruturação do paciente, especialmente quando atuam diretamente entre o entrevistador e o entrevistado.
III- Buscar entender a dinâmica do entrevistado a fim de avaliar seu contexto social demográfico e suas inteirações políticas, sendo assim avaliado como um ser biopsicossocial.
IV- Ajudar o paciente a sentir-se à vontade facilitando de forma que a pessoa compreenda os motivos que a fez procurar ajuda, mas nunca perder a oportunidade de confrontação e sinalização de esquiva, gentilmente.

Fonte: CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico V.5 ed. Porto Alegre: Artmed,2008.

Está CORRETO apenas o que se afirma em
A avaliação psicológica é um processo técnico e científico que requer metodologias específicas. Assim, avalie as proposições:

I. A avaliação psicológica deve considerar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo.
II. A testagem psicológica é sinônimo de avaliação psicológica.
III. A avaliação psicológica pode ser realizada sem planejamento prévio.

Assinale a alternativa correta: