Filtrar


Questões por página:
A respeito do processo de psicodiagnóstico, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) O processo tem como objetivo exclusivo o prognóstico, buscando determinar o curso provável do caso.
( ) O diagnóstico psicológico pode ser realizado por equipe multiprofissional (psicólogo, psiquiatra, neurologista, orientador educacional, assistente social ou outro), desde que cada profissional utilize o seu modelo próprio, em avaliação mais complexa e inclusiva, em que é necessário integrar dados muito interdependentes (de natureza psicológica, médica, social etc.).
( ) O psicodiagnóstico é um processo limitado no tempo. Com hipóteses definidas, o psicólogo pode prever o tempo e as ferramentas necessárias para realizá-lo.
A avaliação psicológica é um processo fundamental na prática clínica, educacional e organizacional, que visa compreender profundamente o comportamento, as emoções e as capacidades cognitivas dos indivíduos. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)Os testes psicológicos são procedimentos sistemáticos de observação e registro de amostras de comportamentos e respostas de indivíduos, com o objetivo de descrever e/ou mensurar características e processos psicológicos.
(__)Todos os testes psicológicos possuem respostas corretas, independentemente do tipo de avaliação realizada.
(__)Os testes psicológicos devem ser entendidos como instrumentos auxiliares na coleta de dados da Avaliação Psicológica, ajudando a compreensão do problema estudado e facilitando a tomada de decisões.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
De acordo com Tengan e Maia (2004), a esquizofrenia com início na infância tem algumas particularidades quando comparada à de início na fase adulta. Quando iniciada antes dos 12 anos de idade, está fortemente associada a problemas de:
O procedimento de Avaliação Psicológica, com adolescente ou qualquer outro cliente, obedece a um sequenciamento de etapas. Neste contexto, leia e analise a sequência descrita abaixo:

I. Temos, aqui, as primeiras entrevistas, quando, dentre outros aspectos, identifica-se o motivo latente e manifesto da consulta.

II. Ocorre com a solicitação da consulta pelo cliente até o primeiro encontro pessoal e, geralmente, presencial, com o profissional.

III. Procede-se à realização da estratégia diagnóstica planejada, ou seja, o conjunto de entrevistas e aplicações dos testes e técnicas selecionadas, de acordo com o caso.

IV. Reflexão sobre o material colhido e análise das hipóteses iniciais para planejamento dos passos seguintes e escolha dos instrumentos diagnósticos a serem empregados.

V. É preciso, então, a análise e integração dos dados levantados, ou seja, é o estudo conjunto do material apreendido nas entrevistas, nos testes e na história clínica.

VI. Temos, também, a elaboração de um laudo psicológico com as conclusões diagnósticas e prognósticas, incluindo as recomendações terapêuticas adequadas ao caso.

VII Para o devido procedimento de encerramento, temos a devolução da informação, que pode ser feita em uma ou mais entrevistas.

O ordenamento destas etapas está, CORRETAMENTE, descrito na alternativa
No Rorschach, aplicado a um adolescente, temos uma situação na qual se constata uma alta frequência de resposta Forma (F). Esse dado, por si mesmo, demonstra, CORRETAMENTE, a seguinte situação: