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Um consultor apresentou uma ferramenta administrativa descrevendo quatro tipos de perspectivas: financeira; clientes; processos internos e aprendizado; crescimento. Qual é o nome dessa ferramenta?
Sobre o Balanced Scorecard (BSC), é correto afirmar que
O Balanced Scorecard tem sido utilizado na formulação de estratégias que promovam o equilíbrio organizacional com coerência e concentração. Assinale a alternativa que apresenta as palavras que são utilizadas para significar a coerência da organização e a concentração.
Determinada empresa de varejo enfrenta desafios em sua competitividade de mercado devido a mudanças nas preferências dos clientes e aumento da concorrência. A diretoria da instituição realizou um planejamento estratégico, a fim de definir diretrizes e metas para os próximos cinco anos e, para tal, contratou uma consultoria especializada em metodologias estratégicas para ajudar nesse processo. O consultor foi informado que a empresa deve desenvolver uma tática. Considere a situação atual, avaliando os pontos fortes e fracos internos, além de oportunidades e ameaças externas. Além disso, deve-se envolver os principais executivos e funcionários-chave em todo o processo para obter uma perspectiva abrangente e alinhar a equipe com as metas estratégicas. É possível afirmar que a metodologia estratégica que o consultor deverá propor é:
Kaplan e Norton desenvolveram uma metodologia de medição e gestão de desempenho ligada intimamente ao planejamento estratégico. Sobre o Balanced Scorecard, assinale V para Verdadeiro ou F para Falso nas afirmativas abaixo.
( ) A Perspectiva Financeira visa analisar aspectos relacionados à lucratividade e ao retorno sobre o investimento da organização. ( ) A Perspectiva da Aprendizagem refere-se a aspectos relacionados à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos/serviços e, sobretudo, ao desenvolvimento de competências dos recursos humanos e a transferência de conhecimento para a organização. ( ) A Perspectiva dos Processos Internos utiliza-se de análise estatística, como por exemplo os relatórios do serviço de atendimento aos clientes, para avaliar se os níveis de qualidade exigidos pelos clientes estão sendo alcançados. ( ) A Perspectiva do Cliente inclui indicadores como satisfação, participação no mercado e a retenção de clientes, além da aquisição de clientes potenciais.
Assinale a alternativa que corresponda à sequência CORRETA.