Filtrar


Questões por página:
Em banco de dados relacional à arquitetura mais difundida na literatura é a Arquitetura “Three-Schema” (também conhecida como arquitetura ANSI/SPARC), proposta por Tsichritzis & Klug em 1978. A arquitetura “three-schema” pode ser utilizada para explicar conceitos de independência de dados, que podem ser definidos como a capacidade de alterar o esquema de um nível sem ter que alterar o esquema no próximo nível superior. Um SGBD é uma coleção de arquivos e programas inter-relacionados permitindo a consulta e modificação de dados, no qual é possível ter uma abstração dos dados em 3 níveis; na arquitetura ANSI/SPARC são conhecidos como:
Um banco de dados relacional é formado pela associação entre tabelas consideradas objetos centrais da estrutura de um banco de dados e, para tornar mais eficiente o gerenciamento dos dados, existem outras unidades lógicas que compõem um bloco de construção do banco de dados utilizadas para armazenar ou referenciar dados. Considere as seguintes definições a respeito de objetos de um banco de dados:

• é uma consulta ao banco de dados executada constantemente, podendo ser referenciada como se fosse uma tabela;,
• é um procedimento de armazenamento persistente de dados e também realiza validação de dados;
• especificam ações a serem realizadas automaticamente respondendo a um evento, podem ser invocados a partir de programas de aplicação; e,
• promovem a reusabilidade e podem ser chamadas a partir de outros blocos PL/SQL retornando valores, obrigatoriamente.

Tais definições correspondem, respectivamente, a:
mostrar texto associado
O modelo entidade-relacionamento é capaz de representar os dados para serem implementados em um banco de dados relacional.
mostrar texto associado

O teste para a segunda forma normal envolve verificar se os atributos do lado esquerdo das dependências funcionais são parte da chave primária. Nas dependências funcionais apresentadas na tabela abaixo, as relações atendem aos requisitos da segunda forma normal.

mostrar texto associado
Segundo a figura I, para identificar uma entidade do tipo CRIANCA, é necessário identificar uma entidade do tipo HOSPEDE; para cada entidade do tipo HOTEL, o atributo NOME tem valor único; para cada entidade do tipo FUNCIONARIO, o atributo APELIDO pode ter um conjunto de valores. O atributo HORAS pode ser migrado para a entidade FUNCIONARIO.