Filtrar


Questões por página:

Julgue o item subsequente.


Também conhecido como Boca do Inferno, Gregório de Matos encarnou as contradições do homem barroco ao compor tanto poemas satíricos quanto amorosos e sacros.

mostrar texto associado
Leia os versos a seguir, e assinale a alternativa que os analisa corretamente: Vozes veladas, veludosas vozes. Volúpias dos violões, vozes veladas, Vagam nos velhos vórtices de vozes Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.

Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado,

de vossa alta clemência me despido;

porque quanto mais tenho delinquido,

vos tenho a perdoar mais empenhado.

Gregório de Matos Guerra. Soneto. (fragmento) Disponível em:<www.dominiopublico.gov.br> (acesso em 15/03/2018)

Nessa estrofe, o eu lírico expressa uma construção de linguagem típica do Barroco, conhecida como:

Machado de Assis, um dos autores mais importantes da literatura do Brasil, produziu uma obra de ficção extensa, que pode ser dividida em duas fases: uma, chamada de aprendizagem, de que é representativa a obra Helena; outra, dita de maturidade, inaugurada com a obra Memórias póstumas de Brás Cubas. Tais fases se associam, respectivamente, às seguintes escolas literárias:
A partir das características fornecidas no texto a seguir, assinale a alternativa correta em relação ao movimento literário.
“Este movimento reagiu contra os desmandos barrocos, mas incidiu noutros, desacreditou o retoricismo seiscentista, mas engendrou uma retórica nova: conquanto refutasse o empolamento dos poetas gangóricos, acabou engendrando estereotipias de linguagem e de sentimento, carentes de vibração lírica, salvo honrosas exceções. Afetados, ansiavam por evadir-se do seu tempo, no encalço de um mundo visionário, como se lhes fosse possível desenraizar-se da circunstância e metamorfosear-se em pastores ou pescadores. De onde a artificiosidade, o postiço e a consequente obra de menor calibre, fruto mais dos pressupostos cerebrinos que de uma genuína disposição de ânimo ou de sensibilidade. E esta, quando existente ou manifesta, ultrapassava a teatralidade geral e movia-se no rumo do Romantismo”.
(MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários.1974, pp.37-38; grifo nosso) Pode-se completar que o movimento remonta a escola estética da Arcádia, região de pastores e poetas.