Filtrar


Questões por página:
Em relação ao breve histórico da educação infantil descrito na BNCC, analise a sentença abaixo:

A expressão educação “pré-escolar”, utilizada no Brasil até a década de 1980, expressava o entendimento de que a educação infantil era uma etapa anterior, independente e preparatória para a escolarização, que só teria seu começo no ensino fundamental (1ª parte). Situava-se, portanto, fora da educação formal. Com a Constituição Federal de 1988, o atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a 6 anos de idade torna-se dever do Estado. Posteriormente, com a promulgação da LDB, em 1996, a educação infantil passa a ser parte integrante da educação básica, situando-se no mesmo patamar que o ensino fundamental e o ensino médio (2ª parte). Embora reconhecida como direito de todas as crianças e dever do Estado, a educação infantil passa a ser obrigatória para as crianças de 2 a 5 anos apenas com a Emenda Constitucional nº 59/2009, que determina a obrigatoriedade da educação básica dos 2 aos 17 anos (3ª parte).

Quais partes estão INCORRETAS?
mostrar texto associado
Uma de suas diretrizes é a:

Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), analise a característica abaixo:

Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Com base nas competências gerais contidas na BNCC, essa é a definição de qual competência?

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, sobre a avaliação, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Avaliação da aprendizagem.
( ) Avaliação institucional interna e externa.
( ) Avaliação de indicadores financeiros.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece cinco campos de experiências, nos eixos estruturantes da educação infantil nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver. Em relação ao exposto, analise os itens a seguir.


1. O “eu”, o “outro” e o “nós”.

2. Traços, sons, cores e formas.

3. Corpo, gestos e movimentos.

4. Diferentes linguagens com coerência.

5. Escuta, fala, pensamento e imaginação.

6. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

7. Desenvolvimento do senso estético para reconhecer, e respeito às diversas manifestações artísticas e culturais.


Os cinco eixos estruturantes da educação infantil são: