Filtrar


Questões por página:
Na BNCC, a área de Linguagens é composta pelos seguintes componentes curriculares, EXCETO:
De acordo com a BNCC, as especificidades dos diferentes grupos etários que constituem a etapa da Educação Infantil, estão sequencialmente organizados em três grupos por faixa etária, assim distribuídos:

I. Creche: bebês de zero a 1 ano e 6 meses.

II. Creche: Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses).

III. Creche: bebês de zero a 2 ano e 6 meses.

IV. Creche: Crianças bem pequenas (2 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses).

V. Pré- Escola: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses).


Estão CORRETAS:
Na BNCC o Brincar é apresentado com um Direito de Aprendizagem. Na educação infantil, o ato cotidiano de brincar deve se fazer presente em suas múltiplas formas, em diferentes espaços e tempos. Além disso, a criança deve interagir, em suas brincadeiras, com outras pessoas, diversificando seu acesso à cultura e ampliando seus conhecimentos, imaginação e criatividade.
Sobre o brincar, é CORRETO afirmar que:

I. Aprendizado holístico - o brincar como uma atividade que contribui para o desenvolvimento integral da criança, abrangendo não apenas aspectos cognitivos, mas também emocionais, sociais e motores.


II. Expressão criativa - a importância do brincar como uma forma de incentivar as crianças a explorar a imaginação e a desenvolver habilidades artísticas.


III. Desenvolvimento social e emocional - meio essencial para as crianças aprenderem a interagir, compartilhar e construir relações sociais, sendo considerado um facilitador no desenvolvimento das habilidades socioemocionais.


IV. Instrumento pedagógico - o brincar não apenas como uma atividade recreativa, mas também como um instrumento pedagógico essencial para se alcançar objetivos educacionais e promover o desenvolvimento cognitivo.


Estão CORRETAS:
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, são consideradas Unidades Temáticas para o componente curricular de Geografia:

I. O sujeito e seu lugar no mundo.
II. Conexões e escalas.
III. Mundo do trabalho.
IV. Formas de representação e pensamento espacial.
V. Natureza, ambientes e qualidade de vida.


Estão CORRETAS:
Esta matriz curricular do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, contempla a base comum e a parte diversificada. Imagem associada para resolução da questão
https://www.ivora.rs.gov.br/arqs/2851.pdf

Segundo a Base Nacional Comum Curricular, a parte diversificada dessa matriz é contemplada pelo(s) conteúdo(s):