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O Referencial Curricular Amapaense (RCA) é um documento elaborado com base na BNCC, mas com modificações para adequar as diretrizes nacionais do ensino à realidade e às necessidades do Estado do Amapá. Após os Fundamentos pedagógicos, a RCA exibe as “Modalidades de Ensino” que estabelecem as formas de desenvolvimento da educação nas diversas áreas de conhecimento. A seguinte modalidade de ensino não está presente na RCA:

A organização curricular da Educação Infantil, na Base Nacional Comum Curricular, está estruturada levando-se em consideração: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.


Aos cinco eixos estruturantes mencionados deu-se o nome de

Assinale a opção que não está de acordo com os pressupostos constantes da Base Nacional Comum Curricular para o trabalho com as tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto escolar.
As opções a seguir integram a fundamentação pedagógica da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio, à exceção de uma. Assinale-a.

A “Base Nacional Comum Curricular” (BNCC) é um documento norteador dos currículos dos sistemas e redes de ensino de todo o Brasil e o Referencial Curricular Amapaense é o documento elaborado pelo estado que traduz as normas da BNCC para a realidade local. Considerando que as unidades escolares se diferenciam entre si, em necessidades e princípios específicos, e que a região em que cada escola se situa possui peculiaridades que devem ser contempladas em sua proposta, o Projeto Político Pedagógico (PPP) deve ser um instrumento que reflete a proposta educacional da escola.


Para que isso se concretize, é imprescindível que o PPP seja elaborado