Filtrar


Questões por página:

A Farmacoeconomia é uma ferramenta que auxilia na identificação de produtos e serviços farmacêuticos capazes de conciliar as necessidades terapêuticas com as possibilidades de custeio. Utiliza instrumentos de análise econômica para examinar os resultados ou o impacto dos diversos tratamentos alternativos e intervenções relacionadas com os cuidados em saúde. A avaliação econômica é o processo pelo qual os custos de programas, sistemas, serviços ou atividades de saúde são comparados com outras alternativas e suas consequências, verificando se ocorreu melhoria na atenção à saúde da população atendida ou uma utilização mais adequada dos recursos. Seus principais usuários são os administradores de hospitais ou de planos de saúde, as companhias farmacêuticas, o Governo, os formuladores de política econômica e os pesquisadores.

Considerado-se o entendimento acima exposto, conclui-se que

A competência legal e regulamentar de fiscalizar o cumprimento das Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho, de notificar empresas e determinar obras e reparos que se façam necessários, inclusive impondo penalidades cabíveis pelo descumprimento das referidas normas, cabe à seguinte instituição:

O Ministério Público propôs ação em face da União Federal para proibir que determinado hospital de ponta na pesquisa médica, acrescendo novos tratamentos e medicamentos, mantivesse a contratação de inúmeros profissionais da área de saúde incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas por violação ao princípio do concurso público previsto na Constituição Federal.

Nesse caso o Poder Judiciário está realizando uma:

Uma determinada empresa, por política de redução de custos, deixa de cumprir determinada norma de saúde e segurança no ambiente de trabalho. A atividade envolve correntes elétricas de alta tensão. Em decorrência dessa atitude, alguns trabalhadores encontram-se sabidamente expostos ao perigo direto de um choque elétrico que pode levá-los à morte.
De acordo com as leis vigentes, essa conduta caracteriza
A ISO 9001:2008 estabelece normas a serem seguidas para a gestão da qualidade nas empresas, podendo ser aplicada a diversos sistemas dentro de um Sistema de Gestão Integrado (SGI), como, por exemplo, a gestão de pessoas, a financeira, a de saúde e a de segurança, entre outras. Uma das recomendações estabelecidas nessa ISO, que é fundamental para a operação eficaz do Sistema de Gestão de Qualidade, diz respeito à responsabilidade da diretoria da empresa.
Uma das funções importantes da alta direção da empresa, de acordo com essa ISO, é