Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Segundo o behaviorismo, a aprendizagem implica a aquisição de comportamentos e o ensino é obtido quando o que é ensinado pode ser colocado em condições de controle e tem comportamentos observáveis, devendo, portanto, a repetição mecânica ser incentivada, pois leva à memorização e, assim, ao aprendizado.
mostrar texto associado
As teorias do condicionamento definem a aprendizagem como a relação do sujeito com o mundo externo, com consequências no plano da organização das operações cognitivas, que, no ser humano, está subordinada a um processo geral de equilíbrio para o qual tende o desenvolvimento cognitivo como um todo.

Julgue o item que se segue.


No final do século XIX, Watson desenvolveu o Comportamentalismo ou Behaviorismo, no qual a psicologia é concebida como parte das ciências naturais, tomando o comportamento como objeto de estudo a ser investigado por meio de estímulos e respostas, e a personalidade como resultado da experiência e do condicionamento do comportamento. No início do século XX, Skinner defendeu o Comportamentalismo através do Condicionamento operante. As ideias defendias por Skinner dialogam com o mecanicismo proposto por Watson, que reforça o condicionamento reflexo, segundo o qual para toda causa há um efeito e vice-versa, cuja ponte entre causa e efeito seria o sistema nervoso.


mostrar texto associado
Com base na teoria do reforço de Skinner, é possível modelar comportamentos dos mais simples, aos mais complexos. Para a modelagem de comportamentos mais complexos, com baixas probabilidades de ocorrência espontânea, Skinner propõe uma metodologia baseada na modelagem de comportamento, na qual inicialmente serão reforçados comportamentos que convergirem ou se aproximem do comportamento final desejado. A esta metodologia, é dado o nome de Aproximação Sucessiva.
Ao elucidar os princípios que regem a aquisição de comportamentos aprendidos, bem como os elementos necessários à mudança do repertório comportamental, o Behaviorismo se tornou bastante conhecido e aplicado na área da educação.

A seguir analise as principais contribuições do Behaviorismo para as práticas educacionais, a maioria delas relacionadas à proposta da instrução programada.

I. O conteúdo a ser ensinado deve ser subdivido em pequenas partes, distribuídas em uma sequência lógica que possibilite a passagem gradual de uma etapa à outra. É importante o uso de reforçadores ao longo de todo processo e não apenas no final.
II. O uso de reforçadores é de grande importância para o processo de aprendizagem escolar, mas deve-se ter cuidado com o excesso de punição, pois tende a levar à esquiva (evitação).
III. Cada estudante tem seu próprio ritmo de aprendizagem e esse deve ser respeitado.
IV. O ensino deve ser pensado de modo que apresente conhecimentos futuros úteis.
V. A avaliação é um elemento muito útil, por alguns motivos: "o erro indica ao professor que o seu procedimento de ensino não está sendo efetivo e que algo em seu planejamento de ensino precisa ser revisto.

Estão CORRETOS: