Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Tendo o fragmento de texto acima como referência e considerando a amplitude do tema que ele aborda, julgue o item subsequente:


A Terapia Analítico-Comportamental combina técnicas da Psicanálise com princípios da Análise do Comportamento para tratar transtornos psicológicos.

Aprendizagem pelas consequências: Nosso conhecimento sobre o comportamento respondente nos ajuda a compreender parte do comportamento e da aprendizagem humana, sobretudo no que diz respeito às emoções. B. F. Skinner classifica o comportamento Operante como?
Os conceitos de estímulo e resposta não podem ser entendidos separadamente. Qualquer evento do meio se torna um estímulo se for seguido por uma resposta.

Fonte: PILETTI,2017.

Considere esse assunto na análise das proposições I e II a seguir.

I. Estímulos (externos) chegam ao indivíduo que produz respostas (internas ou comportamentais). A instalação de novos comportamentos pela repetição das associações E (estímulo) + R (reforço) define a aprendizagem por condicionamento.

PORQUE


II. Para que o condicionamento aconteça, é necessário realizar a alternância de comportamento, pareando sempre um estímulo neutro junto ao condicionando e, assim, obter a resposta condicionada.


Assinale a alternativa CORRETA.
Skinner reconhece que a punição é a mais comum das formas de controle do comportamento humano na vida moderna. No entanto, coloca que tal técnica é bastante questionável e seu uso deve ser evitado, pois, apesar de seu uso ser reforçado a quem aplica a punição pela supressão imediata do comportamento indesejado, a longo prazo a punição tem pouca efetividade, e gera subprodutos indesejados além de apenas indicar o que está errado sem apontar para o certo.

Fonte: PILETTI,2017.

Skinner aponta como alternativa à punição:
Sobre o Behaviorismo, a ciência do comportamento, analise as assertivas abaixo:

I. Considera o condicionamento operante como um processo no qual o indivíduo aprende a partir das consequências de suas ações sobre o ambiente, enfatizando o papel do reforço e da punição.
II. O aprendizado associativo ocorre exclusivamente no condicionamento clássico, onde o comportamento é uma resposta involuntária a estímulos preditivos.
III. No condicionamento operante, uma consequência é considerada reforço quando aumenta a probabilidade de um comportamento ser repetido, enquanto a punição diminui essa probabilidade.
IV. O condicionamento clássico ocorre somente durante a primeira infância. As preferências e aversões a determinados alimentos podem ser resultado da aprendizagem condicionada.

Quais estão corretas?