Filtrar


Questões por página:
Avalie as seguintes proposições. I) Num mercado competitivo, um imposto sobre quantidades cobrado dos consumidores causa mais perda de bem-estar do que o mesmo imposto cobrado aos produtores, uma vez que os consumidores são uma parte mais vulnerável na relação de consumo. II) Como os bens públicos não são de uso exclusivo de cada consumidor, a presença de oportunistas (ou caronas) geralmente faz com que mercados competitivos deixem de prover quantidades eficientes desse bem. III) Na presença de externalidades positivas na produção, o mercado competitivo oferece uma quantidade menor do que a socialmente ótima do bem em questão. Isso ocorre porque o valor do benefício marginal social é menor do que o privado. Podemos afirmar que:
Sobre a teoria dos bens públicos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Bens públicos puros, em geral, são ofertados pelo governo, já que mecanismos privados de provimento são ineficientes.
II. Para determinar o nível eficiente da oferta de um bem público, é necessário igualar o somatório dos benefícios marginais dos usuários do bem público ao custo marginal de sua produção.
III. Um bem público puro é não excludente e não rival.
IV. Um carona é um indivíduo que não paga por um bem não disputável ou não rival, na expectativa de que outros o façam.
V. Um bem público impuro é não excludente e não rival.
Leia o fragmento a seguir:

Os bens meritórios apresentam algum grau de _____. Por isso podem ser providos pelo setor privado. Um exemplo é o da _____, que gera externalidades positivas para toda a sociedade. Este motivo faz com que o setor público também oferte este tipo de bem ou serviço, sendo financiado via _____”

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do fragmento acima.
Considere os seguintes bens: I. Um filme em exibição no cinema; II. Um programa exibido em TV aberta; III. Peixes em um rio; IV. Gasolina. Esses bens podem ser classificados como:

A necessidade da atuação econômica do setor público prende-se à constatação de que o sistema de mercado não consegue cumprir adequadamente algumas tarefas ou funções. Sobre as funções do Estado, identifique com Verdadeira(V) ou Falsa(F) e marque a alternativa CORRETA:


I- Existem alguns bens que o mercado não consegue fornecer (bens públicos), sendo necessária a função distributiva do Estado;

II- O sistema de mercado não leva a uma justa distribuição de renda, sendo necessária a intervenção do Estado (função alocativa);

III- A função estabilizadora do governo está relacionada com a intervenção do Estado na economia para alterar o comportamento dos níveis de preços e emprego;

IV- A função positivista do governo está associada ao fornecimento de bens e serviços não oferecidos adequadamente pelo sistema de mercado.