Filtrar


Questões por página:
Existem vários tipos de pesquisa. Essa variedade se aplica a uma diversidade de áreas do conhecimento, quer seja tecnológico, quer seja biológico, quer seja humanístico. O pesquisador, dependendo de seu problema e de seus objetivos, deverá escolher o tipo de pesquisa que mais se adequa à sua pesquisa, lembrando que nessa fase, o tipo de pesquisa é uma questão de escolha, mas essa decisão deve ser pertinente e adequada. Sobre alguns dos principais tipos de pesquisa, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Pesquisa bibliográfica - Utiliza-se de fontes e textos já pesquisados por outros autores. O pesquisador trabalha em cima da contribuição bibliográfica já feita em livros, teses, artigos e outros. Esta será sua principal fonte de consulta e pesquisa.
( ) Estudo de caso – O pesquisador tem como fonte principal os dados e as informações sobre a vida de alguém ou de um grupo. Todas as análises teóricas são feitas a partir de casos específicos, tais como uma biografia, crônicas, memórias, trajetórias pessoais, etc.
( ) Pesquisa de campo – Nesta pesquisa, o objeto pesquisado é analisado é o campo com algum tipo de intervenção humana. É uma pesquisa de natureza descritiva. Visa desenvolver e/ou esclarecer conceitos.
( ) Pesquisa experimental – O objeto de pesquisa é manipulado em ambientes de controle onde todas as condições naturais são reproduzidas. É muito utilizada em pesquisas de biologia, tecnologia, dentre outros.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979. Regulamenta as profissões de Biólogo e de Biomédico, cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Biologia e Biomedicina, e dá outras providências. Art.2º Sem prejuízo do exercício das mesmas atividades por outros profissionais igualmente habilitados na forma da legislação específica, o Biólogo poderá:
I. Formular e elaborar estudo, projeto ou pesquisa científica básica e aplicada, nos vários setores da Biologia ou a ela ligados, bem como os que se relacionem à preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente, executando direta ou indiretamente as atividades resultantes desses trabalhos.
II. Orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a empresas, fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou do poder público, no âmbito de sua especialidade.
III. É vetada a realização de perícias e emissão de laudos técnicos e pareceres mesmo com o currículo efetivamente realizado.

Estão corretas as afirmativas.
Amostra é um subconjunto da população, é uma parte do todo. Já a amostragem é um campo da estatística bastante sofisticado que estuda técnicas de planejamento de pesquisa para possibilitar inferências sobre um universo a partir do estudo de uma pequena parte de seus componentes, uma amostra. Por exemplo, se a população do estudo contém 2000 estudantes do ensino fundamental e o pesquisador quer uma amostra de 100 estudantes, os estudantes poderiam ser colocados em uma lista e cada 20º estudante seria selecionado para inclusão na amostra. Assinale a alternativa que apresenta qual o método de amostragem utilizado por esse pesquisador.
Em pesquisa clínica, o objetivo é fazer uma inferência sobre uma população, estudando uma amostra dessa população. Essa amostra tem que ser representativa da população alvo, e o número de participantes tem de ser adequado; deve ser grande o suficiente para que a probabilidade de encontrar diferenças entre os grupos por mero acaso seja baixa e para que a probabilidade de se detectar diferenças verdadeiras e clinicamente significantes seja alta; entretanto, esse número não deve ser excessivo, a fim de evitar o desperdício de recursos e a exposição de participantes a um risco desnecessário. Por isso, é fundamental realizar um cálculo amostral na fase de planejamento do estudo. Sobre o assunto exposto, analise as afirmativas abaixo.
I. O cálculo do tamanho da amostra não é necessário em um projeto de pesquisa clínica. Não é necessário estabelecer, objetivamente, qual o número de indivíduos que necessitam ser estudados porque o tamanho ideal é sempre igual ou maior que 1000 indivíduos.
II. Na realização de qualquer estudo, é praticamente impossível examinar todos os elementos da população de interesse.
III. É errôneo pensar que, em caso de acesso a todos os elementos da população, haja mais precisão. Os erros de coleta e manuseio de um grande número de dados são maiores que as imprecisões quando se generalizam, via inferência, as conclusões de uma amostra bem selecionada. Em se tratando de amostra, a preocupação central é que seja representativa.

Estão corretas as afirmativas.
Em relação aos conceitos básicos sobre “Técnicas assépticas”, analise as afirmativas abaixo.
I. Assepsia é o conjunto de medidas preventivas que permitem manter um ser vivo ou um meio inerte, isento de microrganismos, evitando a introdução de um contaminante em ambiente ainda não contaminado ou que já foi controlado. Em um centro cirúrgico ou numa sala limpa de envase de vacinas, por exemplo, deve ser adotado um conjunto de medidas assépticas para se evitar levar microrganismos para aquele local o que causaria contaminação do ambiente, ou em um laboratório de microbiologia, quando se trabalha próximo do bico de Bunsen.
II. Antissepsia refere-se à desinfecção de tecidos vivos com antissépticos (agentes químicos), eliminando ou inibindo as formas vegetativas dos microrganismos. Os antissépticos são encontrados no mercado em várias apresentações, tais como: solução, pomada, talco e creme.
III. Desinfecção é um processo que reduz o número de microrganismos, eliminando grande parte dos contaminantes existente em um local ou material. Atua sobre as formas vegetativas, sem atingir necessariamente os esporos.

Estão corretas as afirmativas.