Filtrar


Questões por página:
A quimioluminescência é o fenômeno em que se obtém energia luminosa a partir de uma reação química. Nas reações de quimioluminescência, a energia química gerada como resultado da dissociação de ligações fracas produz compostos intermediários em um estado eletronicamente excitado que, quando retornam ao estado de energia inicial, emitem luz. Marque a alternativa que contém as características CORRETAS dessa metodologia.
O cálcio é o quinto elemento mais comum no corpo e o cátion mais prevalente, sendo que o cálcio livre é reconhecido como o melhor indicador de avaliação fisiológica do cálcio no sangue. Com base nas características do cálcio e nos interferentes relacionados à sua dosagem, marque a alternativa CORRETA:
Assinale a única alternativa que apresenta somente exames bioquímicos sugeridos quando há suspeita de distúrbios da função tireoidiana.

As medições de lipoproteínas são utilizadas como indicadoras para diagnósticos de hiperlipidemia e hipolipidemia. Analise as proposições com relação às Lipoproteínas de baixa densidade (LDL).


I - A maior parte do colesterol sérico está presente nas LDL.

II - Quando em excesso, o LDL se deposita nas paredes das artérias, podendo causar a aterosclerose.

III - Valores acima de 160mg/dl de LDL em adultos são considerados de alto risco para doença cardíaca coronária.

IV - Pessoas com hipertireoidismo apresentam níveis elevados de LDL.


Estão CORRETAS

O exame da Glicemia de Jejum (GJ) é primordial para verificação do metabolismo anormal da glicose, sendo um componente vital para o controle da diabetes. Analise as proposições sobre a causa desse metabolismo anormal.


I- pela incapacidade das células beta das ilhotas pancreáticas produzirem insulina.

II- números aumentados de receptores de insulina.

III- deficiência da absorção intestinal de glicose.

IV- incapacidade do fígado metabolizar glicogênio.


Está(ão) CORRETA(S)