Filtrar


Questões por página:
Os níveis de biossegurança foram determinados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na Resolução da Diretoria Colegiada número 50, de 21 de Fevereiro de 2002. Essa normatização foi fundamental para a regulamentação dos laboratórios e para a promoção da segurança para trabalhadores e comunidade. Assinale a alternativa que apresenta quais os níveis ou nível que abrange a manipulação de agentes biológicos que são potencialmente fatais, apresentam elevado risco individual e baixo risco para a comunidade.
_______________ é um conjunto de práticas, metodologias, princípios de contenção e tecnologias que ajudam a evitar a exposição a agentes patogênicos e toxinas. Essas estratégicas são responsáveis por minimizar a chance de ocorrência de liberação acidental desses elementos. Os _____________________ são uma gradação de medidas e cuidados de acordo com o potencial risco do que é manejado no laboratório. Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas.
A respeito das normas de biossegurança a serem seguidas em um laboratório de Sorologia, analise as afirmativas a seguir. I. O uso de adornos é permitido dentro do laboratório, quando não se estiver pipetando amostras. II. A abertura dos tubos contendo as amostras deve ser, preferencialmente, sob fluxo laminar. III. O uso de protetor de barba é obrigatório para os homens que portarem barba. Assinale:
Considere uma situação de um acidente perfurocortante durante a aplicação de uma anestesia local em um paciente sem história de vacinação com status sorológico desconhecido. Qual é o maior risco de contaminação nesse caso?

Conforme o item 9.3.3 da NR 9 - programa de Prevenção de Riscos Ambientais, o reconhecimento dos riscos ambientais deverá conter os seguintes itens, quando aplicáveis:

I – a sua identificação;

II – a determinação e localização das possíveis fontes geradoras;

III – a caracterização das atividades e do tipo da exposição.

Quais afirmativas acima estão corretas?