Filtrar


Questões por página:
Segundo norma de certificação ISO, a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade exige o estabelecimento e a manutenção de um documento capaz de, simultaneamente, contemplar o escopo do sistema, os procedimentos documentados estabelecidos para o sistema e uma descrição da interação entre os processos do sistema.

Esse documento é denominado
A Instrução Normativa CTNBio no 4, de 19/12/1996, dispõe sobre as normas referentes ao transporte de Organismos Geneticamente Modificados - OGM. A permissão para transporte depende da classificação do OGM e do destino do mesmo, e para sua emissão, tanto a entidade remetente quanto aquela de destino, localizadas em território nacional, devem possuir o Certificado de Qualidade em Biossegurança - CQB.

Para OGM do Grupo I, conforme classificação descrita na Lei no 8.974/1995 e normas complementares da CTNBio, o Pesquisador Principal
Um acidente com explosão em plataforma marítima pode gerar múltiplas vítimas, e se enquadrar na classificação logística operacional de desastre grau II da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo: “Incidente em área de limites precisos, porém com tempo prolongado de chegada à rede hospitalar (> 30 minutos), determinado pela distância, insuficiência de ambulâncias ou outro (queda de barreiras, trânsito excessivo, insuficiência de transporte, etc.)”.

Neste caso, para a adequada gestão de atendimento às múltiplas vítimas, deve(m)-se
Os veículos motorizados poluem a atmosfera por meio do processo de combustão incompleta, ou seja, quando o combustível injetado no cilindro não encontra quantidade suficiente de ar para sua queima.

Esses poluentes são denominados primários. Dois poluentes que fazem parte desse grupo são:
De acordo com o INMETRO, a ficha de informações de segurança de produtos químicos deve conter, dentre outras, as seguintes informações: