Filtrar


Questões por página:

Considerando a organização sociopolítica, econômica e cultural do Brasil no período imperial (Primeiro e Segundo Reinados), julgue o item que se segue.


A existência de movimentos oposicionistas à Coroa portuguesa impeliu Dom Pedro I a renunciar o trono, embora seu sucessor ainda fosse menor de idade.

Analise as proposições a seguir:
I - Aideia de soberania defendida pelos franceses durante a revolução e pelos movimentos seguintes ao longo do século XIX deu força a um conceito extremamente importante para a política nos últimos dois séculos: o conceito de Nação. II- Um princípio geral unificava os constituintes de 1823 no Brasil: o direito à cidadania plena que deveria ser garantido aos grandes proprietários rurais, por isso nenhum deles chegou a defender o sufrágio universal. III- Os confederados de 1824 no Nordeste do Brasil almejavam estabelecer uma república, com princípio federalista, e defendiam a proibição do tráfico de escravos no porto de Recife.

Está(ão) CORRETA(S):
Em 08 de março de 1808, desembarca no Rio de Janeiro, D. João VI e a família real. Considerando o período Joanino analise as proposições a seguir:

I- A chegada da família real ao Brasil, em 1808, foi realizada num clima de grande tristeza popular e de rejeição da elite colonial devido ao confisco de moradias para transformá-las em PR (Prédio Real), conhecidos na época pela população local como prédio roubado.
II- Durante sua permanência no Brasil, D. João VI incentivou o aumento das escola régias, criou o primeiro estabelecimento de ensino superior, a Escola de Cirurgia, na Bahia, em 1808 um dos fatores que marca o desenvolvimento educacional neste período.
III- Em 1815, foi criado o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves legalizando o fim da condição colonial, mas a Corte carioca mantinha um controle rígido sobre as demais capitanias, submetendo-as a encargos fiscais e monopólios.

É CORRETO o que se afirma em:

“A Colônia se diversificava. As formas de ocupação que haviam garantido a presença portuguesa entre os séculos XVI e XVII, ou seja, o latifúndio e a monocultura, passaram a conviver crescentemente com outras atividades econômicas.” (Del priore, Mary. Venâncio, Renato. Uma breve história do Brasil. São Paulo. Planeta.2010. p.135).

Avalie as proposições a seguir, considerando a realidade sócio-economica da América portuguesa.


I- A vida urbana trouxe para a cena vários atores, entre eles os ciganos. Só não há registro, neste espaço, de artesãos, devido à proibição da metrópole da colônia ter sua própria produção.


II- Um intricado mundo de comerciantes dominava as várias áreas da América portuguesa. Sua imensidão territorial gerou, contudo, o aparecimento de comerciantes volantes, gente acostumada a percorrer grandes distâncias levando seus produtos em uma ou outra direção. A maioria branca, nascida no Brasil.


III- Em Salvador, no início do século XIX, um dado digno de registro é que não há na capital baiana a presença de indigentes mendigando em suas ruas devido a ser um centro administrativo onde centralizava recursos.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

A Confederação do Equador teve como figura central Frei Caneca, um intelectual erudito e homem de ação, devido a contrariedade aos atos de D. Pedro I à época, Manuel de Carvalho proclamou a Confederação do Equador, a 2 de julho de 1824. Sobre a Confederação do Equador assinale a alternativa correta.