Filtrar


Questões por página:
A Confederação do Equador teve como figura central Frei Caneca, um intelectual erudito e homem de ação, devido a contrariedade aos atos de D. Pedro I à época, Manuel de Carvalho proclamou a Confederação do Equador, a 2 de julho de 1824. Sobre a Confederação do Equador assinale a alternativa correta.
As revoltas no Brasil Império se caracterizaram em sua maioria como separatistas. Assinale a alternativa que apresenta a qual contexto esse caráter estava ligado.
Quanto à primeira Constituição do Brasil, outorgada por D. Pedro I em 25 de março de 1824, é correto afirmar que
Leia o excerto a seguir.
“Em Pernambuco, em 2 de julho, estoura a Confederação do Equador, que representava uma primeira reação das províncias do Nordeste: Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Pará. A execução dos líderes do movimento gerou descontentamento e um novo nacionalismo, cada vez mais misturado com evidentes manifestações de antilusitanismo.”
SCHWARCZ, L. M. As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos.2. ed. São Paulo, SP: Companhia das Letras,1999. p.48
A historiadora Lilian Schwarcz contextualiza uma passagem importante da política brasileira do século 19 e faz menção à (ao)
Com a menoridade de Pedro II, o Brasil passou, após a abdicação de seu pai, por um período de regência. Segundo constava na Constituição de 1824, o país devia ser governado pelo parente mais próximo do imperador, segundo a ordem de sucessão, e que fosse maior de